O mercado da tecnologia blockchain viu uma aproximação inusitada nos últimos dias: Oracle e IBM. Ver as gigantes empresas de tecnologia em uma mesma frase remetia às antigas disputas de mercado, não dessa vez.
Isso porque a novidade é que ambas as empresas pensaram em uma união, com a tecnologia de contabilidade distribuída envolvida no assunto. O trabalho de interoperabilidade já está, inclusive, sendo construído por engenheiros de ambas as empresas.
As soluções da IBM no setor de tecnologia blockchain é uma das que mais possui casos de uso no mundo. A empresa trabalha com as soluções Hyperledger, em parceria com a Linux Foundation.
Dentro desse pacote de ferramentas, a Hyperledger Fabric é um dos destaques. As redes blockchains da Oracle e IBM são consideradas privadas.
Oracle e IBM terá função para integrar solução blockchain, mais poder para empresas e interessados em desenvolvimento das redes distribuídas
De fato a IBM e a Oracle são duas das maiores empresas de tecnologia do mundo. No setor de banco de dados e servidores, pouca gente que trabalha na área nunca ouviu falar sobre alguma das empresas.
Ainda que disputem pela melhor colocação dos mercados de tecnologia, uma união entre às duas gigantes chegou em uma nova solução. Uma empresa que contrate a ferramenta de blockchain privada da IBM poderá ter comunicação direta com uma solução Oracle.
Os testes, contudo, não são nada novos, tendo começado ainda em 2018. De acordo com a Coindesk, a Oracle, a IBM e SAP, outra rival das empresas, já realizaram testes em conjunto para viabilizar a interoperabilidade das aplicações.
O diretor de blockchain da Oracle, Mark Rakhmilevich, foi um dos que testou a nova possibilidade, ainda em 2018. Para Mark, uma empresa que queria ter uma parte da solução em Oracle e outra da IBM, o processo pode ser facilmente apresentado.
Podemos mostrar o processo, que é testado e certificado.
Troca de informações entre blockchains privadas ainda é feita de forma manual, mas caminha para uma solução de interface simples
Se criar uma blockchain privada com suporte a Oracle e IBM é o sonho das empresas, o caminho pode ser ainda restrito. De acordo com a Coindesk, Rakhmilevich afirmou que todo o trabalho tem sido realizado de forma manual.
Com isso, a criação de uma comunicação entre as blockchains tem sido feita, mas com análises de caso a caso. Mesmo assim, o diretor da Oracle afirmou que acredita que no futuro a interface será simples para que os usuários criem suas próprias aplicações.
Além disso, Rakhmilevich destacou que apesar das equipes técnicas estarem entusiasmadas com a aproximação, ainda há grandes desafios para o futuro. Os setores jurídicos e comerciais da IBM, SAP e Oracle tem entrado em debate, para enxergar juntos o futuro, algo que não é fácil assim.
Ambas as empresas trabalham com versões diferentes do Fabric, que poderão em breve ter uma interligação. Apesar disso, Rakhmilevich afirmou que a competição entre as empresas ainda estará no campo.