Aplicativo de combate à Covid-19 é criado com uso da blockchain

-

Siga no
Reprodução/MIT
Anúncio

A Pandemia da Covid-19 tem sido um momento e muitas preocupações e crises para a maioria das pessoas, mas também um momento de criar alternativas para lidar com a situação. Uma aliança entre diferentes entidades anunciou o primeiro aplicativo latino-americano para combater a Covid-19.

A aliança está sendo liderada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pretende usar um aplicativo com a tecnologia blockchain para combater o coronavírus.

Chamado de David-19, o app vai permitir que os cidadãos possam ajudar o governo a rastrear os dados sobre a pandemia, mas sem expor seus usuários.

Anúncio

Uma das principais formas de combater uma pandemia como essa, e que os governos estão tentando fazer, é o gerenciamento e estudo de dados sobre os infectados confirmados, casos suspeitos, pessoas em isolamento, entre outros.

Esse tipo de controle é fundamental para conseguir aumentar a eficiência quarentena e, eventualmente, conseguir frear o avanço do vírus. E qual a melhor forma de fazer isso se não através de uma tecnologia imutável, transparente e, principalmente, descentralizada?

David-19 quer alavancar a tecnologia da descentralização para uma base de dados que além de eficiente, também proteja a identidade dos usuários.

O objetivo do aplicativo é criar um registro comum descentralizado sobre o status de cada um dos usuários e se eles estão em quarentena ou não.

Isso vai ajudar a mapear as áreas de situação de risco e aumentar os dados com qual as autoridades de saúde possam se basear para criar estratégias mais eficientes para a atual situação.

Segundo informações da Agência de Notícias AFP, os dados permitiram o desenvolvimento de um passaporte digital de saúde.

Inspiração em programas de sucesso na Ásia

aplicativo covid-19
A pandemia da Covid-19 tem abalado consideravelmente várias economias.

O aplicativo contra Covid-19 foi inspirado por diferentes ferramentas utilizadas em países asiáticos, mais especificamente em Singapura e Coreia do Sul. Esses dois países são considerados exemplos positivos no controle do coronavírus.

Na Ásia as ferramentas utilizaram a rastreabilidade e estratégias de distanciamento social, no entanto, eram compulsivas e centralizadas. No caso do David-19, além de funcionar através de voluntários, utilizará a descentralização da blockchain.

Alejandro Pardo, especialista do laboratório de inovação do BID, disse em entrevista à AFP:

“Pode ser a primeira experiência regional do uso de um modelo de identidade soberana que deixa cada cidadão sob o controle de seus dados pessoais, permitindo que assumam a responsabilidade e colaborem ativamente no controle da pandemia”

A blockchain garante a transparência e veracidade das informações, no entanto, ainda mantém a privacidade de cada um dos usuários.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Avatar
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Leia mais

Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...
Corretora de Bitcoin Foxbit

Foxbit perde ação contra Caixa Econômica Federal

Mais uma corretora de Bitcoin no Brasil entrou na justiça contra uma instituição bancária e teve problemas. Isso porque, a Foxbit perdeu uma ação...

Últimas notícias

Binance Webinar em Português fala sobre game baseado em Bitcoin

A Binance organizou um evento para a próxima quinta-feira no Brasil. O webinar da Binance, em português, falará sobre games e cripto, fazendo a...

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...