Segundo uma pesquisa recente do uso de aplicativos financeiros no mundo, as criptomoedas são a categoria onde as pessoas registram maior tempo de uso. Além disso, nos últimos dois anos, essa foi a categoria de maior aderência global das pessoas.
A nova pesquisa sobre o crescimento do uso de aplicativos de fintechs foi divulgada pela Adjust, plataforma mundial de analytics para marketing mobile. Em 2021, a Adjust foi adquirida pelo AppLovin (Nasdaq: APP).
Segundo a empresa, há uma tendência de crescimento global na instalação de aplicativos móveis financeiros, a uma taxa anual de 34%.
Segundo levantamento da empresa, a América do Norte ficou em destaque, com um crescimento de 69% na taxa ano a ano em 2021. Em seguida, a América Latina registrou aumento de 62%.
Aplicativos de moedas digitais estão entre aqueles com menos downloads
O interesse global em criptomoedas gerou uma grande movimentação neste mercado. Empresas surgiram para atender a demanda, seja com produtos, ou mesmo de serviços e informações, como consultorias, entre outras mais.
Dessa forma, com um setor totalmente virtual, a maior parte das soluções também surgem nesses ambientes. Contudo, os aplicativos de criptomoedas registraram uma baixa adesão, sendo aqueles com menos downloads em 2021.
De acordo com dados da Adjust, os app de finanças com mais download foram de pagamentos (57%), bancos (34%), sendo de ações e criptomoedas com apenas 7% e 2%, respectivamente, do total de instalações.
Vale lembrar que os usuários passam cada vez mais tempo logados em aplicativos, com uma taxa de aumento de 53% ao ano. Na América Latina, o tempo logado em aplicativos cresceu 128% de 2020 para 2021, sendo a média global de 5 minutos.
Aplicativos de criptomoedas registram maior tempo de uso no mundo
Embora sejam os aplicativos com menor número de downloads, o tempo que as pessoas gastam nessas soluções móveis é o maior do estudo.
Isso porque, ao entrar em um aplicativo de criptomoedas, é comum que as pessoas fiquem em sessões por mais tempo, por ser necessário um tempo para completarem suas ações, principalmente de compras e vendas.
“Um aplicativo de pagamento pode apenas ser necessário por alguns segundos para a realização de uma tarefa. Ao contrário, os usuários que vendem e compram ações ou criptomoedas estão propensos a usar o aplicativo por períodos maiores para completar movimentações. O crescimento mais impactante no quesito duração da sessão foi no setor de criptomoedas, que foi de 8,05 minutos por sessão em 2020 para 15,44 minutos em 2021. A duração das sessões para fintech, em geral, também apresentaram um aumento, indo de 6,36 minutos em 2020 para 7,36 minutos em 2021.”
O estudo completo sobre o uso de aplicativos financeiros foi disponibilizado gratuitamente pela Adjust em seu site.
Vale lembrar que, no mercado de criptomoedas, é fundamental tomar cuidados com softwares falsos de dispositivos móveis. Assim, investidores de criptomoedas interessados em aplicativos devem checar a procedência de uma solução para evitarem problemas.