Homem baixa app falso e perde R$ 5,7 milhões em Bitcoin: “Pensei que a Apple Store era segura”

"Eu estou tomando medicamentos e fazendo consultas com um psiquiatra."

A segurança das criptomoedas é uma questão muito importante para qualquer investidor do mercado de ativos digitais. Muitos possuem fortunas nas moedas e até mesmo uma garantia de uma aposentadoria no futuro. Um pequeno erro pode acabar custando caro! Foi isso que aconteceu com Phillipe Christodoulou, que perdeu seus bitcoins após baixar um aplicativo falso na App Store.

De acordo com informações do Washington Post, Phillipe, que já tinha bitcoins guardados em sua carteira Trezor, quis utilizar o aplicativo do dispositivo em seu iPhone para conseguir verificar o seu sado e talvez utilizar suas moedas. No entanto algo deu errado, já que segundos depois de ele fazer login no app da Trezor no iPhone, todos os seus bitcoins foram drenados de sua carteira.

Um total de 17.1 bitcoins foram roubados. Na época as moedas estavam avaliadas em US$ 600 mil, hoje elas valem quase US $ 1 milhão. Phillipe foi vítima de um aplicativo falso, feito para ser exatamente igual ao original, mas para funcionar como um ataque de phishing contra os investidores.

De acordo com Phillipe, tudo na loja dava a entender que o aplicativo era legítimo, a logo era a mesmo e o app falso tinha até 5 estrelas de avaliações. Mas tudo não passava de um golpe. Apesar de estar nervoso com os golpistas, o investidor está ainda mais irritado com a Apple.

A Apple afirma que a App Store é um mercado curado e seguro para encontrar aplicativos que são reconhecidos como confiáveis. Em teoria, a Apple revisa todos os aplicativos que são oferecidos em sua loja, em teoria.

Durante uma entrevista o investidor disse que “A Apple não merece se safar disso (…), Eles traíram a confiança que eu tinha neles.” O homem era um grande fã da marca, no entanto, ao que tudo indica essa confiança foi quebrada para sempre.

Cuidado com os aplicativos na App Store (E quaisquer outros)

O investidor ficou claramente irritado com a falta de segurança da Apple, mas isso não é necessariamente uma novidade. Golpistas já provaram diversas vezes que conseguem driblar as regras e sistemas da Apple e da Play Store para conseguir infiltrar aplicativos falsos e maliciosos em sua loja.

De acordo com o Washington Post, o aplicativo falso da Trezor aproveitou os “buracos” nas regras para conseguir se infiltrar na loja. O app utilizava o nome Trezor, o mesmo logo e as mesmas cores, mas ele foi apresentado á Apple como um app de criptografia e gerenciamento de senhas.

O desenvolvedor do aplicativo falso da Trezor disse à Apple que “não tinha nenhum envolvimento com criptomoedas.”. Com isso, mesmo com os muitos sinais vermelhos, o app foi aprovado pela Apple e disponibilizado para o público.

Ainda de acordo com o Washington Post, citando a própria Apple, o aplicativo alterou sua descrição no futuro. Mas como a Apple não fiscaliza essas mudanças e depende da denuncia dos usuários, isso não foi notado e repreendido.

Foi aí que o homem acabou se tornando uma vítima do golpe e outros investidores podem ter caído no mesmo esquema de phishing. Ele disse em entrevista que o caso realmente prejudicou a sua qualidade de vida.

“Eu estou tomando medicamento e fazendo consultas com um psiquiatra. Isso me quebrou, eu ainda não me recuperei do que aconteceu.”

Antes de baixar qualquer aplicativo para lidar com seus bitcoins ou qualquer outra criptomoeda, tenha a garantia de que você está baixando o aplicativo certo.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na melhor corretora de criptomoedas do mercado ganhe até 100 USDT em cashback. Cadastre-se

Siga o Livecoins no Google News.

Curta no Facebook, TwitterInstagram.

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias