Autoridades da Argentina e dos Estados Unidos se reuniram no dia 30 de julho para discutir o andamento da regulação de corretoras de criptomoedas e o processo de tokenização no país latino.
A reunião contou com a presença do presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Representantes dos EUA, French Hill, e os membros da Câmara Warren Davidson, Troy Downing, Tim Moore, Janelle Bynum e Don Davis. Além disso, a Embaixada dos EUA na Argentina foi representada pelo Conselheiro Econômico Matthew Stokes e outros adidos da embaixada.
Do lado argentino, participaram o presidente da Comissão Nacional de Valores Mobiliários (CNV), Roberto E. Silva, acompanhado pela vice-presidente, Sonia Salvatierra, e pelos diretores Laura Herbón e Manuel Calderón.
“O presidente da CNV Argentina, Roberto E. Silva, acompanhado pela vice-presidente, Sonia Salvatierra, e pelos diretores Laura Herbón e Manuel Calderón, se reuniu com um grupo de representantes da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos e membros do Conselho de Ministros da Embaixada dos EUA na Argentina“, disse o comunicado no X.
El presidente de la @CNVArgentina, Roberto E. Silva, acompañado por la vicepresidente, Sonia Salvatierra, y los directores Laura Herbón y Manuel Calderón mantuvieron un encuentro con un grupo de diputados de la Cámara de Representantes de Estados Unidos y miembros de la… pic.twitter.com/YSxPGUejW2
— CNV Argentina (@CNVArgentina) July 30, 2025
Um dia após se encontrar com Javier Milei, autoridades dos EUA vão à reunião em Buenos Aires para saber mais detalhes sobre a regulação das corretoras de criptomoedas na Argentina
O presidente da CNV enfatizou que “estamos muito orgulhosos das regulamentações inovadoras que promovemos e aprovamos na Argentina. Hoje, temos regulamentações de ponta e estamos na vanguarda da região e do mundo em termos de PSAVs e Tokenização, o que constitui um marco na história do mercado de capitais em nosso país“. As Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais, ou PSAVs, são as corretoras de criptomoedas, também chamadas de exchanges.
Por fim, afirmou que “estamos satisfeitos por ter esses encontros de intercâmbio e enriquecimento mútuo com autoridades de países como os Estados Unidos, que defendem os ideais de liberdade“.
Vale lembrar que o presidente da CNV vem ao Brasil nesta semana, para participar do evento Blockchain.RIO, na capital fluminense. Além dele, participará do encontro o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo.
De acordo com informações divulgadas pela CVM da Argentina, a CNV, as autoridades norte-americanas visitaram Javier Milei no dia 29 de julho. A relação entre os EUA e a Argentina tem se renovado com a aproximação de Milei com a gestão de Donald Trump.
Participaram deste encontro ainda o Ministro da Economia, Luis Caputo, o presidente do Banco Central da República Argentina (BCRA), Santiago Bausili, e o Ministro das Relações Exteriores, Gerardo Werthein.