Do partido de Javier Milei, a candidata na eleição Argentina de 2023, Diana Mondino, disse que o país em breve se tornará um paraíso do bitcoin.
A fala veio em resposta a uma publicação no X, ex-Twitter, em que um trecho de uma entrevista com o candidato a presidência foi exibido por um perfil libertário argentino.
Vale lembrar que Javier Milei recebeu 30% dos votos das primárias das eleições argentinas, mostrando que suas ideias ganham apoio da população. Ele é uma alternativa ao atual governo de esquerda do partido UP de Cristina Kirchner, e também ao partido do ex-presidente Mauricio Macri, o PRO.
Javier Milei é um candidato pelo partido “Liberdad Avanza“, e defende mais liberdade econômica para seu país. Vale lembrar que a inflação na Argentina é uma das piores do mundo, a segunda pior da América do Sul, perdendo apenas para a Venezuela.
Com isso, o dinheiro do país, o Peso argentino, tem desvalorizado muito nos últimos anos. Governos de Cristina Kirchner, Mauricio Macri e o atual Alberto Fernandez tentaram conter o problema, mas nenhum deles conseguiu.
Candidata a deputada em partido de Javier Milei diz que a “Argentina será o paraíso do Bitcoin”, caso ele se torne o novo presidente
Chamando o Banco Central da Argentina de uma pirâmide financeira, um golpe, Javier Milei concedeu uma recente entrevista ao jornal Clarin. Após sua polêmica fala, ele declarou que o Bitcoin é sim uma alternativa viável para seu país enfrentar a atual crise econômica.
Com ideias similares ao do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, Javier Milei pretente, se eleito, conduzir a Argentina a uma mudança nos problemas sociais e econômicos. As reformas passam pela moeda local, o Peso argentino, que deve perder espaço em seu possível governo.
Recentemente, um candidato a presidência no Equador, Fernando Villavicencio, foi morto a tiros por defender reformas em seu país. Assim, o libertário “Sal The Agorist” observou a entrevista de Javier como perigosa para a atual candidatura dele a presidência, indicando que ele poderia também sofrer sabotagens a sua candidatura.
Em resposta, Diana Mondino, candidata a deputada e que acompanha a candidatura de Javier Milei a presidência, disse que muitos já tentaram, mas que o candidato “tem um cabelo que funciona como um capacete a prova de balas“. Além disso, ela declarou que em breve a Argentina será uma das referências mundiais do bitcoin como moeda.
“Eles já tentaram, mas seu cabelo funciona como um capacete à prova de balas. A Argentina em breve será um paraíso do Bitcoin.”
They already tried, but his hair acts like a bulletproof helmet.
Argentina will soon be a Bitcoin haven
— Diana Mondino (@DianaMondino) August 14, 2023
Javier Milei é um libertário?
Economista, Javier Milei chamou atenção após conduzir uma grande campanha chamada turnê pela liberdade. Em todo o país, ele recebeu apoio, sendo a “terceira via” do país, que mostrou interesse em fugir da polarização entre Macri e Kirchner.
Nos últimos anos, muitos dos interesses de Javier Milei mostraram ele como um candidato libertário na economia, o que atraiu intenção internacional para suas falas. Em maio de 2023, o então deputado argentino defensor do bitcoin criticou banco central, dizendo que a instituição “não é legítima”.
Entre as críticas contra o BCAR, Javier aponta que a inflação da Argentina é um imposto que atinge os mais pobres e rouba a população.
Apesar das suas crenças, parte da mídia internacional insiste que ele tem visões de extrema direita, embora suas atitudes não indiquem que ele pretenda conduzir seu país de maneira autoritária e nacionalista. Isso porque, um dos planos de Milei envolve dolarizar a economia, ou seja, eliminar a moeda nacional.
A eleição geral na Argentina ocorre em 22 de outubro de 2023, quando Milei poderá se tornar o primeiro presidente que se diz libertário da América do Sul.