Assinaturas Schnorr no Bitcoin

Enquanto a maioria das assinaturas ECDSA contém 71-72 bytes, todas assinaturas Schnorr reduzem este número para 64 bytes.

Siga no

Hoje o Bitcoin usa assinaturas digitais ECDSA (Algoritmo de Assinatura Digital de Curvas Elípticas). Tais assinaturas contem um nível similar de segurança às RSA com um tamanho bem menor. Já as assinaturas Schnorr trazem um método mais simples, um tamanho ainda menor e também permite a combinação de múltiplas assinaturas.

Para que servem as assinaturas?

Quando você realiza uma transação de bitcoin, você precisa da chave privada para assinar a mensagem e a chave pública é usada para verificar a assinatura da transação. A relação entre as chaves privada e pública é este algoritmo.

Assinaturas Schnorr

O nome Schnorr vem de seu criador, Claus Schnorr, tal protocolo foi criado em 1991. O mesmo padrão de curva elíptica usado atualmente no bitcoin através do algoritmo ECDSA é o secp256k1 e as assinaturas Schnorr podem utilizar a mesma curva com as mesmas chaves.

Benefícios das Assinaturas Schnorr

Enquanto a maioria das assinaturas ECDSA contém 71-72 bytes, todas assinaturas Schnorr reduzem este número para 64 bytes.

Elas permitem também que multi-assinaturas sejam mais compactas, enquanto o atual modelo requer todas as assinaturas de uma transação, as Schnorr necessitam de apenas uma assinatura para todas as partes.

Agregação de assinaturas nos inputs, ou seja, a condensação das assinaturas de inputs em uma única assinatura, o que também pode ser combinado com o CoinJoin que combina pagamentos de múltiplos envios em uma só transação.

Além da redução do tamanho das transações, o que aumentaria o número suportado de transações por segundo, elas podem melhorar a privacidade das transações com Bitcoin e também facilitar o uso de contratos inteligentes na rede.

Por que a espera?

O Bitcoin trabalha de forma conservadora, afinal é a maior criptomoeda do mundo e qualquer bug causaria uma perda enorme para todo o ecossistema, não apenas financeira. O principal foco do Bitcoin é a segurança, logo grandes atualizações em seu protocolo tendem a demorar.

Uma das melhores características do Bitcoin é a sua evolução, se há um problema a ser resolvido, como por exemplo a privacidade, as taxas e a escalabilidade, qualquer pessoa pode enviar uma proposta de melhoria.

Caso uma proposta não seja aprovada, como foi o caso do aumento dos blocos para resolver o problema da escalabilidade, qualquer pessoa pode fazer um fork (criar nova moeda) e iniciar a sua própria chain como foi o caso do Bitcoin Cash.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
sabotag3x
Top 100 poster @ bitcointalk, altcoin maximalist, interessado em mineração, trading, detalhes técnicos e econômicos. Do zero ao milhão em 6 meses com a Iconic Services. Nunca comprei 1 bitcoin, nem mesmo 1 satoshi, e não pretendo comprar.
Bitcoin Crash. Imagem: ShutterStock

Crash do Bitcoin? Entenda os fundamentos

Ciclo de alta, euforia, todo mundo falando do Bitcoin, pessoas se alavancando demais, achando que preço nunca iria parar de subir. Logo vem as...
Queda massiva e brutal do Bitcoin

Bitcoin cai abaixo de US$ 30 mil e vira trends topics do Twitter, veja...

O preço do Bitcoin caiu nesta terça-feira (22) para níveis preocupantes no mercado, chegando até a virar destaque nos trends do Twitter Brasil. Ao...
Corinthians Token para Torcedores

Criptomoeda do Corinthians chegará em breve após parceria com Chiliz

O Corinthians, em parceria com a Chiliz e Socio.com, lançará uma criptomoeda para torcedores e cerca de 35 milhões de fãs poderão ajudar o...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias