Ataques 51% em criptomoedas estão ficando mais baratos

Siga no

O custo de atacar uma rede de criptomoedas está diminuindo junto com a queda do mercado, e a possibilidade de uma pessoa ou grupo mal-intencionado tomar a maior parte do poder computacional em teoria torna-se mais realista.

Atacar o Bitcoin agora custa metade do preço que custava em maio deste ano, enquanto o ataque na Ethereum costumava ser cinco vezes mais caro do que é agora.

Atacar redes do Bitcoin ou Ethereum certamente é muito mais difícil devido à quantidade de participantes na rede, mas nem todas as redes têm essa sorte.

Em teoria, você só precisa de 47 dólares para lançar um ataque de uma hora de duração sobre o Bitcoin Private, alugando poder de hashing suficiente na NiceHash, um mercado esloveno de mineração de criptomoeda em nuvem, de acordo com a crypto51.app, um site que rastreia custos de um ataque 51%.

Outras moedas também parecem bastante suscetíveis: O Bitcoin Cash (o verdadeiro fakebitcoin) custa agora apenas US $ 7.896 – nove vezes menos que em maio. O economista popular e investidor do Bitcoin, Tuur Demeester, disse no Twitter que é apenas uma questão de tempo até que a moeda seja atacada:

Como a NiceHash não tem poder de hashing para moedas maiores, o site também lista a porcentagem do poder de hashing necessário que está disponível no NiceHash. 

Por exemplo, você pode alugar apenas 1% do poder de hashing para o Bitcoin, mas 3,260% para o Bitcoin Private – que, combinado com o preço de 45 dólares, torna o evento mais provável. 

Custo para atacar a moeda: crypto51.app

A metade do preço do Bitcoin necessário para montar um ataque, conforme visto dessa perspectiva, talvez seja o melhor cenário possível aqui.

Essa queda pode ser parcialmente atribuída ao fato de os mineradores estarem desistindo de minerar devido a falta de lucros. Desde setembro deste ano, quando o Bitcoin viu sua maior alta de todos os tempos, a taxa de hash do Bitcoin caiu 36% e cerca de 1,4 milhão de equipamento foram desligados, de acordo com a consultoria Fundstrat Global Advisors.

Ataques 51% não são mais apenas uma ameaça distante. Recentemente, a criptomoeda Vertcoin sofreu um ataque e, segundo estimativas, mais de US $ 100.000 em fundos foram perdidos. No início deste ano, os ataques aconteceram com o Bitcoin Gold, Verge e Monacoin também.

O evangelista de Bitcoin Andreas Antonopoulos acredita que um ataque 51% ao Bitcoin não compensa o esforço extremo necessário. “Então, a menos que não estivéssemos todos prestando atenção […] não há nada que eles possam realmente fazer com isso. Você não pode fugir com as moedas de todos só porque você tem 51% de poder. Tudo o que você pode fazer é afetar o próximo bloco. Então você pode afetar o próximo bloco e criar um gasto duplo.”, disse Antonopoulos em um evento em janeiro deste ano.

Mateus Nunes
Mateus Nuneshttps://livecoins.com.br
Analista de Sistemas, entusiasta de criptomoedas e blockchain. Tradutor do site Bitcoin.org Sugestão de pauta: mateus@livecoins.com.br
Guggenheim

Gigante de Wall Street pede aprovação da SEC para investir até R$ 2.6 bi...

A gigante americana de serviços financeiros Guggenheim Partners entrou com um pedido na Comissão de Valores Mobiliários americana (SEC) para investir até $ 500...

Guru de “A grande aposta” compara bitcoin com Tesla: “bolha”

Michael Burry - o famoso investidor interpretado por Christian Bale no filme "A grande aposta" - comparou a Tesla com o bitcoin, chamando ambos...

Produtora do Big Brother, Master Chef e The Voice é atacada por ransomware e...

Uma gigante da televisão está enfrentando um cenário assustador. O grupo francês Banijay informou na quinta-feira (26) que sofreu um ataque cibernético que afetou...

Últimas notícias

Guru de “A grande aposta” compara bitcoin com Tesla: “bolha”

Michael Burry - o famoso investidor interpretado por Christian Bale no filme "A grande aposta" - comparou a Tesla com o bitcoin, chamando ambos...

Produtora do Big Brother, Master Chef e The Voice é atacada por ransomware e tem dados vazados

Uma gigante da televisão está enfrentando um cenário assustador. O grupo francês Banijay informou na quinta-feira (26) que sofreu um ataque cibernético que afetou...

Hackers invadem site do governo da Argentina e ameaçam vazar 50GB de dados

Vários países da América Latina seguem perseguidos por ataques cibernéticos, principalmente com os chamados ransomwares. O novo caso de ataque seria uma invasão ao...