A Austrália, país com 27 milhões de habitantes, está fechando o cerco contra o mercado de jogos de azar. Segundo a mídia local, o governo australiano está banindo o uso de cartões de crédito e criptomoedas em apostas.
Para Kai Cantwell, diretor da Responsible Wagering Australia, o foco da medida é proteger as pessoas que gostam dessas atividades, ajudando-as a ter controle. O objetivo da organização é a promoção de práticas responsáveis sobre esses jogos.
“Se as medidas de proteção ao consumidor não forem consistentes em todas as formas de jogos de azar, isso incentivará os australianos vulneráveis a migrarem para tipos de jogo menos regulamentados, onde estão mais expostos a danos”, comentou Cantwell ao portal InDaily.
“Esta é uma medida importante para proteger os clientes, tornando mais fácil para as pessoas manterem o controle de seu próprio comportamento de jogo.”
Tendência no mundo todo, cassinos podem ser uma ótima forma de entretenimento. No entanto, não é difícil encontrar casos onde o vício e a falta de noção geram perdas financeiras irreparáveis.
Multa por descumprimento pode chegar a R$ 828 mil
O banimento de cartões de crédito e criptomoedas para jogos de azar terá início nesta terça-feira (11). De qualquer forma, empresas do setor terão até seis meses para se adequar às medidas.
Caso descumpram a nova lei, cassinos podem pagar multas de até 234.750 dólares australianos. Em conversão direta, a soma chega a R$ 828.000.
Michelle Rowland, ministra das comunicações da Austrália, afirmou que o governo deve aumentar o número de pronunciamentos sobre o tema a fim de levar informação aos cidadãos.
“Essa proibição se baseia no progresso significativo para minimizar os danos do jogo que o Governo da Austrália fez nos últimos dois anos, o que já está beneficiando milhares de australianos vulneráveis”, comentou Rowland.
Na sequência, a ministra também destaca que “os australianos não deveriam apostar com dinheiro que não têm”, o que faz sentido para o caso dos cartões de crédito. No entanto, as criptomoedas não se encaixam nessa descrição.
O texto também deve ter impacto em outros setores de jogos tradicionais. Afinal, muitos deles incluem compras em jogos e, em alguns casos, dependem de sorte para a obtenção dos melhores itens.