Autoproclamado criador do Bitcoin ganha processo de difamação e recebe R$ 6

Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube
Craig Wright, o falso Satoshi.Imagem: Reprodução / Youtube

Craig Steven Wright (CSW), homem que afirma ser o criador do Bitcoin, venceu um processo de difamação contra um youtuber nesta segunda-feira (1). Entretanto, seu “prêmio” foi de apenas 1 libra esterlina (R$ 6,31), gerando mais piadas entre a comunidade.

No caso, CSW reclamou que Peter McCormack causou “grave dano” a sua reputação quando assegurou que o mesmo não era Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, em um vídeo publicado no YouTube e outros 14 tuítes.

Conforme noticiado pelo Livecoins, a defesa de McCormack afirmou que Wright estaria até mesmo forjando evidências. De qualquer forma, isso não foi suficiente para mudar o rumo do processo.

Craig Wright recebe 1 libra esterlina em processo

Além de afirmar há anos que é Satoshi Nakamoto, Craig Wright já incomodou muitos membros da comunidade do Bitcoin com seus processos judiciais. O mais famoso deles pedia a remoção do whitepaper do BTC do site Bitcoin.org.

No caso mais recente, encerrado nesta segunda-feira (1), Wright venceu um processo de difamação contra o youtuber Peter McCormack que afirmou, por diversas vezes, que ele não era Satoshi Nakamoto.

Entretanto, o que chamou a atenção da comunidade foi o valor a ser recebido por Wright, de 1 libra esterlina. Segundo Cobra, já processado por CSW no caso do whitepaper, tal valor simboliza o desprezo do juri em relação ao caso.

“Neste caso, o juiz disse que Craig apresentou um “caso deliberadamente falso” e concedeu £1 a Craig, sendo basicamente um “foda-se” em termos judiciais.”

Cobra, do Bitcoin.org, falando sobre processo de Craig S. Wright.

McCormack também mostrou-se contente com a decisão, agradecendo à sua equipe jurídica e também ao juiz, afirmando estar satisfeito com a sua decisão. Entretanto, notou que o processo não está concluído e que por isso não realizará comentários adicionais.

“Como alguns de vocês já devem ter visto, o julgamento no meu julgamento contra o Dr. Craig Wright já foi proferido,” escreveu o youtuber processado por CSW. “Quero agradecer aos meus advogados por seu trabalho diligente no caso. Quero também agradecer ao senhor Juiz Chamberlain por este resultado. Estamos muito satisfeitos com suas descobertas.”

Peter McCormack sobre processo de CSW por difamação.

Enquanto isso, seu canal do YouTube continua recebendo grandes nomes da indústria, como Michael Saylor, Jack Mallers e até mesmo o presidente de El Salvador, Nayib Bukele.

Ninguém acredita

Também conhecido como Faketoshi — falso Satoshi — Wright não parece convencer ninguém de sua história. Afinal, sua estratégia é processar a todos, enquanto poderia apenas assinar uma mensagem com o primeiro endereço usado por Nakamoto.

Em outra ação judicial controversa, CSW afirma que exchanges de criptomoedas estariam usando o nome do Bitcoin de forma errada. Em outras palavras, afirmou que o BTC não é o Bitcoin e que esta suposta fraude envolveria cifras bilionárias.

Por fim, os únicos que parecem estar ganhando dinheiro nesta história são seus advogados, sempre trabalhando em casos repetitivos que nunca conseguem estabelecer um vínculo entre Wright e a criação do Bitcoin.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias