Robert Kiyosaki, autor do livro ‘Pai Rico, Pai Pobre’, voltou a alertar seus seguidores sobre um crash no mercado financeiro. Desta vez Kiyosaki focou suas críticas aos títulos americanos, europeus e britânicos.
Como destaque, ele aponta que esses títulos caíram 13%, 24% e 32%, respectivamente, em relação à 2020.
Já a sua recomendação continua sendo a compra de metais como ouro e prata, bem como Bitcoin.
Robert Kiyosaki recomenda compra de Bitcoin frente a títulos
O portfólio 60/40 (60% em ações e 40% em títulos de renda fixa) se tornou um padrão do mercado há décadas. No entanto, Robert Kiyosaki criticou esse modelo neste domingo (31) enquanto observava o histórico desses ativos.
“Desde 2020, os títulos do Tesouro americano caíram 13% e planejadores financeiros ainda promovem o equilíbrio 60/40 entre títulos e ações como seguro. O que eles estão fumando? Eles não têm consciência moral?”
Seguindo, Kiyosaki aponta que os “títulos europeus caíram 24%” e os “títulos britânicos caíram 32%”.
Além de afirmar que a economia global perdeu a fé na capacidade da economia britânica honrar suas dívidas, o autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ também aponta que Alemanha e França estão falidas e que Japão e China estão despejando títulos dos EUA para comprar ouro e prata.
“E continuamos a guerra na Ucrânia contra a Rússia. Milhões, incluindo mulheres e crianças, morreram. Nossos líderes globais estão perdidos no espaço?”, questionou Kiyosaki.
“Essa insanidade é a razão pela qual continuo recomendando que você se proteja… e guarde ouro, prata e Bitcoin.”

Em agosto, Kiyosaki recomendou cautela para que seus seguidores não comprassem Bitcoin no topo, sugerindo que esperassem por uma queda, movimento que aconteceu nos dias seguintes.
Adição de Bitcoin em portfólios 60/40 ganha popularidade entre influenciadores financeiros
Robert Kiyosaki não é o único que está questionando o modelo 60/40. Como exemplo, recentemente a gestora VanEck apontou que uma pequena exposição de 3% ao Bitcoin pode transformar um portfólio, com lucros saindo de 235,6% para 416,7%.
Já Ric Edelman, um dos melhores consultores financeiros dos EUA, afirma que a exposição ao Bitcoin deveria ser de 10 a 40%. Sua previsão é que a criptomoeda atinja US$ 500.000 até 2030.
O autor de ‘Pai Rico, Pai Pobre’ aparece como o mais agressivo de todos. Ainda em 2023, Kiyosaki recomendou um portfólio composto por 75% em Bitcoin, ouro e prata, seguido por 25% em imóveis e ações de petróleo.
“Essa mistura pode permitir que você sobreviva ao maior crash da história mundial”, comentou Kiyosaki na data.