O Banco Central do Brasil anunciou mais uma data para discutir sobre a emissão do Real digital, evento que contará com um representante do Nubank.
Essa é uma das empresas fintechs que mais se destacou no Brasil nos últimos anos, principalmente entre os mais jovens. A base de clientes do Nubank, por exemplo, já está acostumada a lidar com o dinheiro em formato virtual, com serviços do banco sendo oferecidos apenas por aplicativo.
Pelo lado do Bacen, este será o quinto evento marcado para discutir sobre o chamado Real digital, espécie de CBDC que está em estudo pela autarquia.
Na última edição do evento, ocorrida no final de setembro, o Banco Central do Brasil falou sobre os Contratos Inteligentes do Real digital.
Bacen vai discutir sobre emissão de Real digital com representantes do Nubank, PUC e Febraban
O Banco Central do Brasil irá conduzir mais um evento sobre o Real digital, marcado para a próxima terça-feira (19), ao vivo pelo YouTube da autarquia às 11 da manhã.
Em nota, o BCB afirmou que falará neste novo encontro sobre as estratégias de criação, distribuição, custódia e até destruição do Real digital. Essa é a nova moeda digital que o Brasil planeja criar para uso da população, substituindo com o tempo as moedas em espécie.
O evento ainda discutirá sobre os impactos do Real digital no Sistema Financeiro Nacional (SFN), que já se prepara para entender os detalhes do novo produto do BCB.
“Nesse quinto encontro o debate será sobre as estratégias de criação, distribuição, custódia e destruição do real digital – com o objetivo de refinar as diretrizes de operação do real digital e avaliar seus impactos no Sistema Financeiro Nacional (SFN).”
Na modalidade de mesa redonda, o evento do Bacen sobre a emissão do Real digital vai contar com a presença de Bruno Magrani, Diretor de Relações Institucionais do Nubank. Essa empresa é a maior fintech brasileira hoje, mostrando que o setor já se prepara para a chegada da moeda digital, que deve começar a acontecer em meados de 2022 a 2023.
Os outros dois convidados para o evento são Márcio Garcia (Professor titular do Departamento de Economia da PUC) e Leandro Vilain (Diretor de Inovação, Produtos e Serviços da Febraban). A Febraban é a principal entidade que representa os bancos brasileiros, que estão de olho no desenvolvimento da solução pelo Bacen.
Este evento será moderado pelo Chefe do Departamento de Operações Bancárias e de Sistema de Pagamentos, Rogério Lucca.
Vale notar que a previsão para a chegada do Real digital é após a fase de implementação do PIX e Open Banking, sendo as discussões sobre a nova tecnologia um momento de conversar com a sociedade brasileira e esclarecer dúvidas sobre o futuro meio de pagamento de curso forçado no Brasil.