O cientista-chefe da divisão de blockchain da Baidu, Xiao Wei, anunciou o lançamento do novo protocolo blockchain da empresa chamado de “Super Chain”. A empresa está trabalhando na integração da tecnologia em um novo protocolo que visa a redução da energia consumida durante a mineração de criptomoedas.
A Baidu é considerada por muitos como “o google da china”, enquanto ela lidera o mercado de buscas chinês, o Google continua sendo o líder indiscutível globalmente. A concentração local do Baidu na China continua sendo uma preocupação do ponto de vista de um investidor, especialmente devido ao aumento da concorrência interna. No Brasil a empresa é muito conhecida por seu famoso antivírus que é instalado no computador às vezes sem o consentimento do usuário.
Em janeiro a Baidu anunciou o uso da blockchain como uma solução chamada BaaS (Blockchain como serviço). A empresa está trabalhando junto com a Alibaba e Tencent para adoção da tecnologia Blockchain em larga escala na economia chinesa. Alibaba e Tencent já estão trabalhando juntas para criar um projeto Blockchain que armazena todas as informações de pacientes que podem ser compartilhadas entre 100 hospitais.
O protocolo de integração foi revelado por Wei em uma conferência local na China. A “Super Chain” é capaz de inserir e remover mecanismo de consenso que é a base da mineração de criptomoedas.
Wei disse que o projeto é capaz de resolver os problemas atuais de energia associados à mineração de criptomoedas. O protocolo é compatível com a blockchain do Bitcoin e do Ethereum, disse ele. A adoção chinesa da tecnologia blockchain é tão contundente quanto a repressão ao mercado de criptomoedas .
Nesta semana, o presidente Xi Jinping disse em uma conferência em meio à elite chinesa que a tecnologia Blockchain já está transformando as estruturas econômicas globais. O governo chinês já solicitou seus setores de pesquisa para trabalhar na aplicabilidade da tecnologia blockchain. Jack Ma defendeu com veemência a adoção da tecnologia blockchain.
A trindade tecnológica chinesa “Alibaba-Tencent-Baidu” está trabalhando na aplicabilidade do blockchain. A empresa está confiante que a Blockchain pode colocar a China em posição de destaque nas descobertas tecnológicas até 2025. O objetivo é melhorar a posição chinesa nos campos de inteligência artificial, tecnologia Blockchain e Internet-of-things.
Esperamos que a empresa não use blockchain pra instalar antívirus em nossos computadores.