Uma baleia de bitcoin que não movimentava suas moedas há alguns anos fez um movimento incomum no mercado, assustando traders mais atentos. De acordo com um indicador, esses bitcoins estavam parados entre 7 e 9 anos.
Por baleia, entendem-se aqueles endereços de bitcoin que possuem muitas moedas, pelo menos 1 mil. Ou seja, quando esses atores movimentam seus valores, quedas ou altas podem ocorrer em seguida.
Nos últimos sete dias, o bitcoin acumula uma queda de 7,7% em relação ao Dólar. Um dos motivos foi a dura fala do presidente do FED, Jerome Powell, que em discurso acabou falando que uma recessão deverá ser vista no mercado, assim como altas taxas de juros.
Para um trader, o momento da verdade está chegando para as criptomoedas nos próximos dias.
Baleia de bitcoin faz movimento incomum e pode ter causado queda
Poucos vezes na história do bitcoin, apenas 6 para ser mais exato, uma baleia movimentou um montante de 5.000 BTCs de apenas uma vez, principalmente quando as moedas estavam há um tempo paradas.
Mas nesta segunda-feira (29), um analista percebeu que um novo movimento dessa magnitude foi realizado por uma baleia, que tinha suas moedas dormindo há vários anos. Para Philip Swift, fundador do site Looking Bitcoin, o movimento é importante nesse momento de mercado.
“Enorme movimento de bitcoin há algumas horas que estava inativo por +7 anos. 5000BTC com 7-9 anos de idade movidos em um único bloco. Uma das maiores movimentações de moedas tão antigas. Potencialmente importante em termos de timing de mercado.”
1/ Huge movement of bitcoin a few hours ago that had been dormant for +7yrs.
5000BTC that was 7-9yrs old moved in a single block. One of the largest ever moves of coins so old.
Potentially important in terms of market timing, because… pic.twitter.com/tvlCta6zav
— Philip Swift (@PositiveCrypto) August 29, 2022
A explicação de Philip sobre o movimento da baleia tem relação com as outras 6 vezes que uma transação assim foi realizada, que abalou o mercado em todas às vezes.
Assim, pode ser que a nova transação da baleia afete a cotação do bitcoin nesta segunda, caso ela resolva vender suas moedas. Caso seja apenas uma movimentação entre carteiras próprias, contudo, é possível que o mercado não seja abalado.
“Momento da verdade para as criptomoedas se aproxima”, diz trader
Para o trader Michaël van de Poppe, o mercado de criptomoedas passa por um momento da verdade, que pode ser fundamental para definir o próximo ciclo de preços.
Em sua análise técnica publicada nesta segunda, o analista indicou que a média móvel de 200 semanas está sendo testada, sendo que o sentimento está em baixa.
“Momento da verdade chegando para todo o mercado de cripto. Enfrentando mais um teste do MA de 200 semanas, que em última análise poderia levar a um HL e reteste. O sentimento está em uma baixa final.”
Na próxima quarta-feira (31), o bitcoin fecha o mês de agosto e até essa segunda é esperada uma queda de 14% para o período, após uma alta de 16% em julho.