Baleia de Bitcoin prefere Ripple a Ethereum

Uma polêmica tem agitado as redes sociais da comunidade de criptomoedas na última semana!

Siga no
Baleia de Bitcoin
Baleia de Bitcoin

A comunidade de criptomoedas mundial se preocupa e leva muito a sério um fundamento: a transparência. Dessa forma, uma baleia de Bitcoin se posicionou que prefere a Ripple em comparação com a criptomoeda Ethereum.

Isso porque, em 2020, muito se fala em inflação, um tema comum nas políticas monetárias de banco central. Contudo, as criptomoedas também possuem uma taxa de inflação, sendo a do Bitcoin totalmente conhecida. Além disso, a comunidade Bitcoin sabe quantas moedas irão ser emitidas ao longo do tempo, até alcançar os 21 milhões.

Para aqueles que são fãs do Ethereum, a medida é um pouco menos clara e baseada em estimativas. Um dos fundadores da Ethereum, Vitalik Buterin, se envolveu na polêmica para tentar defender seu ponto de vista.

Baleia de Bitcoin prefere Ripple a Ethereum, “menos imprevisível”

O mercado de criptomoedas atualmente é marcado por três principais criptomoedas: Bitcoin (BTC), Ethereum (ETH) e Ripple (XRP). Somando o valor de mercado dessas criptomoedas, o valor ultrapassa R$ 1,4 trilhão hoje, com um volume diário próximo de R$ 30 bilhões nas últimas 24 horas.

De todas às três criptomoedas, a única que não tem um valor máximo de moedas que serão emitidas é a Ethereum. Com base nisso, é possível estimar quantas moedas existem em circulação no mercado atualmente e, de acordo com o fundador da Ethereum, Vitalik Buterin, estimar quantas ETH terão no futuro.

Contudo, Vitalik deu uma explicação em seu Twitter que está sendo alvo de ataques de confiança. Ao explicar as desconfianças com o supply futuro da Ethereum, Vitalik disse que sabe “aproximadamente” quantas moedas existirão em sua rede. Imediatamente, a comunidade de criptomoedas se viu envolta em um caloroso debate.

De acordo com Preston Pysh, apresentador do PodCast The Investor, “também sabemos aproximadamente quantas moedas fiduciárias teremos no futuro“. A crítica expõe que, no caso de moedas fiduciárias é fácil imprimir mais dinheiro, como os EUA fizeram em 2020, ao injetar trilhões na economia, alvo de desconfianças por economistas de todo o mundo.

Ao comentar a polêmica, a Baleia de Bitcoin, JOE007, afirmou que prefere a Ripple (XRP) a Ethereum (ETH). Cabe o destaque que a Ripple emitiu cerca de 100 Bilhões de Tokens XRP desde o início, ou seja, seu suprimento é conhecido. Contudo, uma grande parcela da Ripple pertence aos criadores da moeda, que são as maiores baleias da XRP.

“Diga o que quiser sobre XRP, pelo menos eles não têm nenhum problema com a imprevisibilidade da oferta monetária – ao contrário do Ethereum. Não há dúvida de que todos os tokens XRP sempre foram pré-iniciados. Todos os 100 bilhões deles”, afirmou a baleia em seu Twitter

XRP também é alvo de críticas pela alta quantidade de moedas criadas no início, “pré-mineradas”

Ao preferir a XRP em comparação com a Ethereum a baleia pode estar sendo irônica. Isso porque, a comunidade mundial de criptomoedas acusa a Ripple de ser perigosa, pois, com a maior parte dos tokens na mão dos criadores, é difícil impedir uma queda drástica de preços caso esses decidam vender.

Além disso, como lançou todas as moedas de uma vez, e centralizou na mão dos criadores, os tokens no mercado são a minoria. Um dos criadores da Ripple, que posteriormente abandonou o projeto, é uma das baleias que vendem moedas no mercado com frequência, causando abalos no preço da XRP.

Mesmo assim, em 2020 a Ripple tem sido uma criptomoeda com boa valorização, e há quem acredite no potencial dessa. Uma dessas pessoas, pelo visto, é a baleia de Bitcoin JOE007, opositor claro da Ethereum.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Ark Invest

Ark Invest vende ações chinesas e compra bitcoin

A Ark Invest está se livrando de ações chinesas em meio a uma liquidação generalizada que fez com que a maioria das ações chinesas...
LGPD no Brasil blockchain

LGPDJus: Aplicativo para requisições sobre proteção de dados usa blockchain

Na próxima sexta-feira (30), o Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC) lançará um novo aplicativo para a população do estado. Chamado de LGPDJus, a...
MasterCard e Bitcoin criptomoeda blockchain

Mastercard vai acelerar startups de criptomoedas em novo programa

As startups que empreendem no setor de criptomoedas e blockchain poderão encontrar na Mastercard mais uma parceira de aceleração. O programa da empresa foi...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias