As baleias da criptomoeda Algorand (ALGO) têm alertado que suas carteiras foram drenadas em um ataque hacker ocorrido nos últimos dias, indicando um grande problema no projeto.
O caso revirou o ecossistema da altcoin, que começou a investigar o que pode ter ocorrido. As suspeitas envolvem uma ação contra as baleias entre os dias 19 e 21 de fevereiro de 2023.
Além disso, uma carteira de criptomoedas ligada a moeda pede que os usuários saquem seus valores para evitar novos problemas.
CTO da Algorand diz que ataque direcionado causou problemas
O CTO da Algorand, John Woods, ao ver uma desconfiança geral com o protocolo, saiu em defesa da tecnologia que ajuda a construir.
De acordo com ele, ao analisar o caso, tudo indicava que o ataque contra carteiras foi direcionado, não atingindo o protocolo principal. Mesmo assim, ele pediu cautela a todos que aprovavam transações pela rede.
“Pessoal – Concordo que há muitos desses hacks para ser uma coincidência, mas não é um problema com o protocolo. Estamos trabalhando para ajudar individualmente, parece um ataque direcionado para mim. Seja extremamente cuidadoso com o seu Sec Operacional, verifique novamente antes de aprovar as txns.”
Folks – I agree that there's too many of these hacks to be a coincidence, but it's not a problem with the protocol. We're working to help on an individual basis, looks like a targeted attack to me. Be extra careful with your Operational Sec, double check before you approve txns. https://t.co/TTLdacdgai
— John Woods (@JohnAlanWoods) February 22, 2023
O pronunciamento do CTO ocorreu após uma primeira apuração indicar que 13 milhões de ALGO haviam sido roubadas. Como nenhum grande líder do projeto havia se manifestado, membros da comunidade pediam por respostas.
Baleias da criptomoeda Algorand podem ter perdido milhões de tokens
A apuração inicial sobre os hacks envolvem os donos de endereços da criptomoeda Algorand que possuem muitos fundos, ou seja, as baleias. Com a perda de milhões de tokens entre os dias 19 e 21 de fevereiro, o preço da ALGO cai 11,9% nos últimos sete dias. Em dólar, as perdas estão sendo estimadas em US$ 7,2 milhões.
No entanto, a carteira MyAlgo, uma das principais do ecossistema, enviou um comunicado público na última segunda-feira (27). De acordo com a carteira, como não está claro ainda quais foram as razões do ataque, os usuários devem mover seus fundos da wallet.
“IMPORTANTE: Aconselhamos enfaticamente a todos os usuários que retirem quaisquer fundos das carteiras Mnemonic que foram armazenadas no MyAlgo. Como ainda não sabemos a causa raiz dos hacks recentes, encorajamos todos a tomarem medidas de precaução para proteger seus ativos. Obrigado pela sua compreensão. Não apresse as coisas e certifique-se de que está transferindo fundos ou redigitando contas de maneira segura. Os ataques aconteceram há uma semana e nenhum outro movimento ocorreu desde então. Tome seu tempo e evite erros. Peça ajuda se tiver dúvidas.”
Com a invasão ainda sob análise, a comunidade tenta entender o que causou o roubo da última semana e acompanha as moedas roubadas.