Banco Central dos EUA anuncia novas diretrizes para bancos de criptomoedas

Atualmente o maior exemplo é a Kraken, primeira exchange a receber uma carta bancária dos EUA. Entretanto, até o momento o Kraken Bank só funciona com Bitcoin, podendo agora expandir seus serviços após o posicionamento do Fed.

Publicado nesta segunda-feira (15), o anúncio do Fed aponta novas diretrizes para bancos nos EUA. Embora só mencione a palavra “criptomoedas” uma única vez em seu documento de 49 páginas, esta é uma das principais mudanças realizadas.

Bastante similar as propostas de maio de 2021 e março deste ano, conforme apontado pelo próprio BC dos EUA, tal sistema permitirá que instituições ofereçam tanto serviços tradicionais quanto relacionados as criptomoedas. Anteriormente, era necessário escolher apenas um caminho.

Em nota, Lael Brainard, vice-presidente do conselho do Fed afirma que tais mudanças são necessárias para oferecer suporte a novos sistemas de pagamento, em ascensão nos últimos anos.

“As novas diretrizes fornecem um processo consistente e transparente para avaliar solicitações de contas do Federal Reserve e acesso a serviços de pagamento, a fim de apoiar um sistema de pagamento seguro, inclusivo e inovador.”

Bancos de criptomoedas provavelmente se encaixarão no “nível 3”

Separados em três níveis — onde os dois primeiros possuem seguro ou estão sujeitos a supervisão ao nível federal — estima-se que os bancos de criptomoedas se encaixem na terceira categoria, que não correspondem aos atributos das duas anteriores.

“Nível 3: instituições elegíveis que não são seguradas pelo governo federal e não são consideradas no Nível 2.”

“O Conselho acredita que as instituições de Nível 2 e 3 representam uma ampla gama de perfis de risco,” aponta o documento do Fed. “Com base no modelo de negócios, tamanho, complexidade, estrutura regulatória e outros fatores, e, portanto, uma única resposta às solicitações de contas desse grupo heterogêneo não seria apropriada”

Sendo assim, as novas diretrizes apontadas pelo Fed prometem um sistema com menos barreiras de entrada, permitindo uma maior concorrência no setor, especialmente a empresas ligadas a serviços de criptomoedas, como exchanges que já possuem bancos.

Atualmente o maior exemplo é a Kraken, primeira exchange a receber uma carta bancária dos EUA. Entretanto, até o momento o Kraken Bank só funciona com Bitcoin, podendo agora expandir seus serviços após o posicionamento do Fed.

Portanto, enquanto bancos gigantes estão olhando para as criptomoedas, exchanges também estão olhando para o outro lado. Então, o que podemos esperar é que as criptomoedas se tornem um investimento cada vez mais comum no mundo das finanças.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias