Banco Central vai liberar pagamentos no WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil.

Siga no
WhatsApp Pay é lançado no Brasil
WhatsApp

Recentemente o Facebook, que controla o WhatsApp, anunciou o WhatsApp Pay, uma solução para transferir valores entre usuários do aplicativo de mensagens. O serviço foi proibido no Brasil por determinação do Banco Central, agora o BC afirmou que o WhatsApp Pay poderá funcionar no país.

Inicialmente o WhatsApp Pay passou por um certo escrutínio do Banco Central para que o órgão pudesse analisar e preservar um ambiente competitivo adequado e que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente e barato.

moeda digital do Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto,

Após diferentes reuniões sobre o assunto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou a liberação do funcionamento do aplicativo no Brasil em um evento realizado pela Bloomberg na última quarta-feira (2).

Ao participar do Bloomberg Emerging + Frontier, o presidente do BC disse que o recurso será aprovado pela instituição após ter passado por um processo regulatório comum a esses produtos.

De acordo com as informações, o processo regulatório teve como foco justamente as preocupações citadas antes: A proteção de dados dos usuários e avaliar a competitividade e concorrência do aplicativo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil, o que pode ser algo muito influente no mercado, como argumentou Campos Neto.

Essa grande influência, além do fato de que o serviço concorreria diretamente com o Pix e outros aplicativos, tornou o processo regulatório necessário.

WhatsApp Pay facilitará micropagamentos

O WhatsApp Pay traz um sistema de pagamento bem similar a outros serviços e transferências já disponíveis no Brasil, como o PicPay e até mesmo o PayPal. No entanto, a sua integração com o aplicativo de mensagens vai tornar todo o funcionamento ainda mais dinâmico.

Durante uma conversa entre duas pessoas será possível solicitar um pagamento com a mesma facilidade que é enviado uma foto ou arquivo. Também é possível realizar uma transferência entre contas de forma bem descomplicada.

Opção de Pagamento do WhatsApp Pay está em local de fácil acesso durante a troca de mensagens.

Ao escolher a opção e pagamento, o usuário escolhe um cartão cadastrado e digita a sua senha para transacionar o valor escolhido.

O aplicativo possui bastante vantagens para empreendedores individuais que usam o WhatsApp para fechar vendas e se comunicar com seus clientes.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Glaidson dos Santos em pronunciamento feito pela Gas Consultoria antes de Operação da PF Faraó dos Bitcoins

Justiça bloqueia mais de meio milhão do “Faraó dos Bitcoins” em apenas quatro horas

A justiça brasileira determinou o bloqueio de mais de meio milhão de reais das contas do Faraó dos Bitcoins em menos de quatro horas. Essa...
Homem com algemas segurando Bitcoin criptomoedas sequestro prisão

Polícia desarticula quadrilha que iria sequestrar investidor de criptomoedas em Campinas

A polícia militar de São Paulo, por meio de seu Batalhão de Ações Especiais (BAEP), ajudou o Gaeco a desarticular uma quadrilha que planejava...
Imagem de enterro do Bitcoin após morte

Quantas vezes o Bitcoin morreu? 37 só este ano

Segundo estatísticas do site 99Bitcoins, o Bitcoin já foi declarado "morto" 37 vezes apenas em 2021, quase três vezes mais do que todo o...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias