Banco Central vai liberar pagamentos no WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil.

Siga no
WhatsApp Pay é lançado no Brasil
WhatsApp

Recentemente o Facebook, que controla o WhatsApp, anunciou o WhatsApp Pay, uma solução para transferir valores entre usuários do aplicativo de mensagens. O serviço foi proibido no Brasil por determinação do Banco Central, agora o BC afirmou que o WhatsApp Pay poderá funcionar no país.

Inicialmente o WhatsApp Pay passou por um certo escrutínio do Banco Central para que o órgão pudesse analisar e preservar um ambiente competitivo adequado e que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente e barato.

moeda digital do Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto,

Após diferentes reuniões sobre o assunto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou a liberação do funcionamento do aplicativo no Brasil em um evento realizado pela Bloomberg na última quarta-feira (2).

Ao participar do Bloomberg Emerging + Frontier, o presidente do BC disse que o recurso será aprovado pela instituição após ter passado por um processo regulatório comum a esses produtos.

De acordo com as informações, o processo regulatório teve como foco justamente as preocupações citadas antes: A proteção de dados dos usuários e avaliar a competitividade e concorrência do aplicativo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil, o que pode ser algo muito influente no mercado, como argumentou Campos Neto.

Essa grande influência, além do fato de que o serviço concorreria diretamente com o Pix e outros aplicativos, tornou o processo regulatório necessário.

WhatsApp Pay facilitará micropagamentos

O WhatsApp Pay traz um sistema de pagamento bem similar a outros serviços e transferências já disponíveis no Brasil, como o PicPay e até mesmo o PayPal. No entanto, a sua integração com o aplicativo de mensagens vai tornar todo o funcionamento ainda mais dinâmico.

Durante uma conversa entre duas pessoas será possível solicitar um pagamento com a mesma facilidade que é enviado uma foto ou arquivo. Também é possível realizar uma transferência entre contas de forma bem descomplicada.

Opção de Pagamento do WhatsApp Pay está em local de fácil acesso durante a troca de mensagens.

Ao escolher a opção e pagamento, o usuário escolhe um cartão cadastrado e digita a sua senha para transacionar o valor escolhido.

O aplicativo possui bastante vantagens para empreendedores individuais que usam o WhatsApp para fechar vendas e se comunicar com seus clientes.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.
Cardano. Imagem: Abode Stock

Cardano dispara e bate recorde de preço enquanto Bitcoin cai

A criptomoeda Cardano (ADA) disparou neste sábado e bateu um novo recorde de preço, enquanto isso, o Bitcoin e a maioria das principais criptomoedas...
Elon Musk interpretando Wario. Imagem: Divulgação SNL.

Cocriador da Dogecoin chama Elon Musk de “vigarista egoísta”

Pouco tempo depois de Elon Musk afirmar que estava trabalhando com desenvolvedores da Dogecoin, o cocriador da criptomoeda meme, Jackson Palmer, apareceu no Twitter...
Criptomoeda Ethereum em destaque com outras criptomoedas ao seu redor rivais

Elon Musk vai comprar Ethereum?

“Eu acredito fortemente nas criptomoedas, mas elas não podem levar a um aumento massivo no uso de combustível fóssil, especialmente carvão”, disse Elon Musk,...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias