Banco Central vai liberar pagamentos no WhatsApp

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil.

Siga no
WhatsApp Pay é lançado no Brasil
WhatsApp

Recentemente o Facebook, que controla o WhatsApp, anunciou o WhatsApp Pay, uma solução para transferir valores entre usuários do aplicativo de mensagens. O serviço foi proibido no Brasil por determinação do Banco Central, agora o BC afirmou que o WhatsApp Pay poderá funcionar no país.

Inicialmente o WhatsApp Pay passou por um certo escrutínio do Banco Central para que o órgão pudesse analisar e preservar um ambiente competitivo adequado e que assegure o funcionamento de um sistema de pagamentos interoperável, rápido, seguro, transparente e barato.

moeda digital do Brasil
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto,

Após diferentes reuniões sobre o assunto, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, confirmou a liberação do funcionamento do aplicativo no Brasil em um evento realizado pela Bloomberg na última quarta-feira (2).

Ao participar do Bloomberg Emerging + Frontier, o presidente do BC disse que o recurso será aprovado pela instituição após ter passado por um processo regulatório comum a esses produtos.

De acordo com as informações, o processo regulatório teve como foco justamente as preocupações citadas antes: A proteção de dados dos usuários e avaliar a competitividade e concorrência do aplicativo.

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais utilizado no mundo inteiro, com isso, o WhatsApp Pay pode alcançar centenas de milhões de pessoas só no Brasil, o que pode ser algo muito influente no mercado, como argumentou Campos Neto.

Essa grande influência, além do fato de que o serviço concorreria diretamente com o Pix e outros aplicativos, tornou o processo regulatório necessário.

WhatsApp Pay facilitará micropagamentos

O WhatsApp Pay traz um sistema de pagamento bem similar a outros serviços e transferências já disponíveis no Brasil, como o PicPay e até mesmo o PayPal. No entanto, a sua integração com o aplicativo de mensagens vai tornar todo o funcionamento ainda mais dinâmico.

Durante uma conversa entre duas pessoas será possível solicitar um pagamento com a mesma facilidade que é enviado uma foto ou arquivo. Também é possível realizar uma transferência entre contas de forma bem descomplicada.

Opção de Pagamento do WhatsApp Pay está em local de fácil acesso durante a troca de mensagens.

Ao escolher a opção e pagamento, o usuário escolhe um cartão cadastrado e digita a sua senha para transacionar o valor escolhido.

O aplicativo possui bastante vantagens para empreendedores individuais que usam o WhatsApp para fechar vendas e se comunicar com seus clientes.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Golpistas e criptomoedas deveriam “arrumar um quarto”, diz Elon Musk

Os olhos do criptomercado estão focados no perfil de Elon Musk no Twitter, para muitos o magnata que é fundador e CEO Tesla e...

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias

Escolhido de Biden à SEC diz que vai promover inovação das criptomoedas

O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, está aos poucos organizando a sua administração através de diferentes indicações para cargos importantes. Um dos...

CBOE aumenta pressão por ETF de Bitcoin na SEC

A CBOE abriu a porta da SEC com o pé - metaforicamente falando - e jogou na mesa um documento de 102 páginas que...

Futuro do Ethereum é muito mais incerto que do Bitcoin, diz Antonopoulos

O futuro do Ethereum é uma tela em branco, em comparação com o Bitcoin, disse o especialista veterano, Andreas Antonopoulos, em uma entrevista para...

Michael Burry: Bitcoin é uma bolha especulativa com mais riscos que oportunidades

Atualmente existem muitos touros do Bitcoin evangelizando a moeda digital como uma forma de reserva de valor e como o futuro do dinheiro. Alguns,...

NFT raro do ‘Homer Simpson Pepe’ é vendido por $ 1.7 milhão

No início de 2018, um leilão de Rare Pepes (NFTs colecionáveis de Pepe the Frog) foi realizado em Nova York durante o Rare Art Labs Digital Art Festival. Apesar...