Como transferir dinheiro pelo WhatsApp; veja o passo a passo

-

Siga no
Imagem: Reprodução/WhatsApp
Anúncio

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) que os usuários do WhatsApp poderão transferir dinheiro e fazer pagamentos por meio do aplicativo de conversa.

A novidade, chamada de WhatsApp Pay, fica disponível ainda hoje para alguns brasileiros selecionados. Por enquanto, apenas clientes do Sicredi, Banco do Brasil e Nubank estão na lista.

“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”, disse Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp, em release enviado à imprensa.

Como fazer o cadastro?

Anúncio

Para usar o serviço, o usuário precisa cadastrar o cartão no Facebook Pay e escolher uma senha numérica de seis dígitos.

Para dar mais segurança, a plataforma também permite o uso de biometria e reconhecimento facial.

Vale lembrar que a pessoa que vai receber o dinheiro também precisa ter cadastro no Facebook Pay.

Também é possível fazer o cadastro dentro do próprio WhatsApp, conforme este FAQ.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Depois do cadastro, para realizar uma transferência é preciso iniciar uma conversa com a pessoa que irá receber a grana.

Na tela da conversa, clique no ícone de clipe de papel que fica ao lado da caixa de texto, no canto inferior direito da conversa.

Após clicar no clipe, escolha a opção Pagamento.

Depois de clicar em Pagamento, digite o valor que deseja enviar.

Depois de escolher o valor, escolha o cartão que deseja usar para fazer a transação.

Por fim, basta clicar em pagar e inserir o PIN cadastrado no Facebook Pay.

E no caso das empresas?

As pequenas e médias empresas também estão habilitadas a usar a nova opção de pagamento. No entanto, elas precisam utilizar o aplicativo WhatsApp Business.

O processo de cadastro e envio é semelhante ao da pessoa física.

Vale informar, no entanto, que as pessoas jurídicas terão que pagar taxas para usar o WhatsApp Pay. O valor é de 3,99% por transação.

Por que as transações são possíveis?

As transações são possíveis graças ao WhatsApp Pay e às bandeiras de cartões de créditos, que começaram a trabalhar com soluções de pagamento em tempo real e tokenização de pagamento.

“É de grande importância para a Visa ajudar a habilitar esta nova funcionalidade do WhatsApp, por meio das nossas tecnologias de pagamento. O Visa Direct e a nova solução Visa Cloud Token auxiliarão consumidores a comprar e a pagar digitalmente, além de oferecer aos comerciantes mais uma opção de pagamento”, disse Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, em release enviado à imprensa.

O Visa Direct basicamente é uma plataforma que oferece serviços P2P (peer to peer) nas principais plataformas digitais globais. Segundo a Visa, as transações com o uso dessa tecnologia cresceram aproximadamente 70% durante a pandemia do coronavírus.

Já o Visa Cloud Tokens é uma solução de tokenização de pagamento que é capaz de proteger e remover informações confidenciais de pagamento. Essa tecnologia também converte os dados em tokens e os armazena com segurança.

“Nossos consumidores no Brasil podem enviar e receber dinheiro com a certeza de que seus pagamentos feitos pelo WhatsApp são tão seguros quanto qualquer outra transação da Visa”, disse Ruben Salazar, VP sênior de Soluções e Inovação para a Visa América Latina e Caribe.

Siga o Livecoins no Google News para receber nossas notícias em tempo real.
Curta nossa página no Facebook e também no Twitter.
Receba também no email se cadastrando em nossa Newsletter.
Leia mais sobre:
Lucas Marins
Lucas Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).

Leia mais

Investimento em prejuízo no Brasil

Investimento mais conservador do Brasil dando prejuízo

Muitos que procuram investir nas criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo, acreditam que a moeda oferece grandes riscos como reserva de valor. Mas na pandemia...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...
Corretora de Bitcoin Foxbit

Foxbit perde ação contra Caixa Econômica Federal

Mais uma corretora de Bitcoin no Brasil entrou na justiça contra uma instituição bancária e teve problemas. Isso porque, a Foxbit perdeu uma ação...

Últimas notícias

Binance Webinar em Português fala sobre game baseado em Bitcoin

A Binance organizou um evento para a próxima quinta-feira no Brasil. O webinar da Binance, em português, falará sobre games e cripto, fazendo a...

Como a crise ajudou na popularização do Bitcoin?

Com a notícia da pandemia do coronavírus todo o mercado de investimentos tradicional e digital foi impactado com a notícia. Sendo assim, as criptomoedas...

Influenciadores do TikTok receberam R$ 2.7 milhões promovendo golpes

Alguns criadores de conteúdo do TikTok estavam promovendo aplicativos com Adwares e Cavalos de Tróia embutidos. O dinheiro arrecadado pelos influenciadores com a promoção...