Como transferir dinheiro pelo WhatsApp; veja o passo a passo

Siga no
Imagem: Reprodução/WhatsApp

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) que os usuários do WhatsApp poderão transferir dinheiro e fazer pagamentos por meio do aplicativo de conversa.

A novidade, chamada de WhatsApp Pay, fica disponível ainda hoje para alguns brasileiros selecionados. Por enquanto, apenas clientes do Sicredi, Banco do Brasil e Nubank estão na lista.

“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”, disse Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp, em release enviado à imprensa.

Como fazer o cadastro?

Para usar o serviço, o usuário precisa cadastrar o cartão no Facebook Pay e escolher uma senha numérica de seis dígitos.

Para dar mais segurança, a plataforma também permite o uso de biometria e reconhecimento facial.

Vale lembrar que a pessoa que vai receber o dinheiro também precisa ter cadastro no Facebook Pay.

Também é possível fazer o cadastro dentro do próprio WhatsApp, conforme este FAQ.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Depois do cadastro, para realizar uma transferência é preciso iniciar uma conversa com a pessoa que irá receber a grana.

Na tela da conversa, clique no ícone de clipe de papel que fica ao lado da caixa de texto, no canto inferior direito da conversa.

Após clicar no clipe, escolha a opção Pagamento.

Depois de clicar em Pagamento, digite o valor que deseja enviar.

Depois de escolher o valor, escolha o cartão que deseja usar para fazer a transação.

Por fim, basta clicar em pagar e inserir o PIN cadastrado no Facebook Pay.

E no caso das empresas?

As pequenas e médias empresas também estão habilitadas a usar a nova opção de pagamento. No entanto, elas precisam utilizar o aplicativo WhatsApp Business.

O processo de cadastro e envio é semelhante ao da pessoa física.

Vale informar, no entanto, que as pessoas jurídicas terão que pagar taxas para usar o WhatsApp Pay. O valor é de 3,99% por transação.

Por que as transações são possíveis?

As transações são possíveis graças ao WhatsApp Pay e às bandeiras de cartões de créditos, que começaram a trabalhar com soluções de pagamento em tempo real e tokenização de pagamento.

“É de grande importância para a Visa ajudar a habilitar esta nova funcionalidade do WhatsApp, por meio das nossas tecnologias de pagamento. O Visa Direct e a nova solução Visa Cloud Token auxiliarão consumidores a comprar e a pagar digitalmente, além de oferecer aos comerciantes mais uma opção de pagamento”, disse Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, em release enviado à imprensa.

O Visa Direct basicamente é uma plataforma que oferece serviços P2P (peer to peer) nas principais plataformas digitais globais. Segundo a Visa, as transações com o uso dessa tecnologia cresceram aproximadamente 70% durante a pandemia do coronavírus.

Já o Visa Cloud Tokens é uma solução de tokenização de pagamento que é capaz de proteger e remover informações confidenciais de pagamento. Essa tecnologia também converte os dados em tokens e os armazena com segurança.

“Nossos consumidores no Brasil podem enviar e receber dinheiro com a certeza de que seus pagamentos feitos pelo WhatsApp são tão seguros quanto qualquer outra transação da Visa”, disse Ruben Salazar, VP sênior de Soluções e Inovação para a Visa América Latina e Caribe.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).
Dorian Nakamoto arte em 3D. ( Imagem: José Hernandez @Zbite_3dart)

Primeira estátua do criador do Bitcoin será construída na Europa

A cidade de Budapeste, capital da Hungria, será a primeira a receber uma estátua do criador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto. A arte será feita...
Plataforma de tokenização brasileira Liqi

Startup Liqi promove evento sobre tokenização de ativos

Nesta segunda-feira (17) foi lançado pela Liqi Digital Assets o evento "Semana da Tokenização". Como uma nova opção de investimento e vendo a importância...
Yuan da China e Bitcoin

China emite alerta sobre Bitcoin: “Não é moeda real”

A China surge novamente contra o Bitcoin, reforçando a proibição de empresas de pagamentos e instituições financeiras de oferecer a seus clientes qualquer serviço...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias