Como transferir dinheiro pelo WhatsApp; veja o passo a passo

Siga no
Imagem: Reprodução/WhatsApp

O Facebook anunciou nesta segunda-feira (15) que os usuários do WhatsApp poderão transferir dinheiro e fazer pagamentos por meio do aplicativo de conversa.

A novidade, chamada de WhatsApp Pay, fica disponível ainda hoje para alguns brasileiros selecionados. Por enquanto, apenas clientes do Sicredi, Banco do Brasil e Nubank estão na lista.

“Estamos muito animados por disponibilizar os pagamentos no WhatsApp aos nossos usuários em todo o Brasil. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro não poderia ser mais importante em um momento como esse”, disse Matt Idema, diretor de Operações do WhatsApp, em release enviado à imprensa.

Como fazer o cadastro?

Para usar o serviço, o usuário precisa cadastrar o cartão no Facebook Pay e escolher uma senha numérica de seis dígitos.

Para dar mais segurança, a plataforma também permite o uso de biometria e reconhecimento facial.

Vale lembrar que a pessoa que vai receber o dinheiro também precisa ter cadastro no Facebook Pay.

Também é possível fazer o cadastro dentro do próprio WhatsApp, conforme este FAQ.

Como enviar dinheiro pelo WhatsApp?

Depois do cadastro, para realizar uma transferência é preciso iniciar uma conversa com a pessoa que irá receber a grana.

Na tela da conversa, clique no ícone de clipe de papel que fica ao lado da caixa de texto, no canto inferior direito da conversa.

Após clicar no clipe, escolha a opção Pagamento.

Depois de clicar em Pagamento, digite o valor que deseja enviar.

Depois de escolher o valor, escolha o cartão que deseja usar para fazer a transação.

Por fim, basta clicar em pagar e inserir o PIN cadastrado no Facebook Pay.

E no caso das empresas?

As pequenas e médias empresas também estão habilitadas a usar a nova opção de pagamento. No entanto, elas precisam utilizar o aplicativo WhatsApp Business.

O processo de cadastro e envio é semelhante ao da pessoa física.

Vale informar, no entanto, que as pessoas jurídicas terão que pagar taxas para usar o WhatsApp Pay. O valor é de 3,99% por transação.

Por que as transações são possíveis?

As transações são possíveis graças ao WhatsApp Pay e às bandeiras de cartões de créditos, que começaram a trabalhar com soluções de pagamento em tempo real e tokenização de pagamento.

“É de grande importância para a Visa ajudar a habilitar esta nova funcionalidade do WhatsApp, por meio das nossas tecnologias de pagamento. O Visa Direct e a nova solução Visa Cloud Token auxiliarão consumidores a comprar e a pagar digitalmente, além de oferecer aos comerciantes mais uma opção de pagamento”, disse Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil, em release enviado à imprensa.

O Visa Direct basicamente é uma plataforma que oferece serviços P2P (peer to peer) nas principais plataformas digitais globais. Segundo a Visa, as transações com o uso dessa tecnologia cresceram aproximadamente 70% durante a pandemia do coronavírus.

Já o Visa Cloud Tokens é uma solução de tokenização de pagamento que é capaz de proteger e remover informações confidenciais de pagamento. Essa tecnologia também converte os dados em tokens e os armazena com segurança.

“Nossos consumidores no Brasil podem enviar e receber dinheiro com a certeza de que seus pagamentos feitos pelo WhatsApp são tão seguros quanto qualquer outra transação da Visa”, disse Ruben Salazar, VP sênior de Soluções e Inovação para a Visa América Latina e Caribe.

Leia mais sobre:
Lucas Gabriel Marins
Lucas Gabriel Marins
Jornalista desde 2010. Escreve para Livecoins e UOL. Já foi repórter da Gazeta do Povo e da Agência Estadual de Notícias (AEN).

XRP valoriza mais de 100% em uma semana

A criptomoeda da Ripple, XRP, valorizou mais de 100% em uma semana, saindo de 0,28 centavos de dólares na segunda-feira passada (16), para $...

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez...

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...
Sean Ono Lennon

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Últimas notícias

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez mais alto

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...