O banco Xapo, um dos maiores apoadores do bitcoin, liberou transações via Lightning Network para todos os seus clientes. A exclusividade da iniciativa fornece aos entusiasta do bitcoin mais um caso de uso importante.
Isso porque, a rede Lightning Network (LN) é uma forma barata, segura e instantânea de se transferir bitcoin entre carteiras.
Vale lembrar que poucas corretoras de criptomoedas dão suporte a LN, vendo a chegada de bancos na concorrência.
Banco Xapo segue firme em adoção de bitcoin com apoio a Lightning Network
Em comunicado aos clientes, o banco Xapo, regulado desde 2021, disse que se coloca na história como o primeiro banco a dar suporte ao bitcoin, e seguirá mantendo sua colocação ao anunciar o apoio a Lightning Network.
O Xapo declarou que todos podem realizar pagamentos em bitcoin com baixos custos com a custódia no aplicativo do banco. A instituição bancária tem proteção contra hackers e falência, se considerando um dos primeiros regulados a dar total suporte ao mercado de criptomoedas.
“Temos o prazer de anunciar que somos o primeiro banco a oferecer suporte aos pagamentos da Lightning Network, por meio de nossa parceria estratégica com o Lightspark. Isso significa que os membros do Xapo Bank agora podem fazer pagamentos em Bitcoin de baixo custo e extremamente rápidos com o toque de algumas telas no aplicativo do Xapo Bank.”
Desde 2022, por exemplo, o Xapo permite que clientes que depositem USDC consigam transformar os ativos em Dólar instantaneamente, na paridade de 1 para 1. No entanto, mesmo com atuação global e sede em Gibraltar, o Xapo não atende pessoas dos Estados Unidos.
O que diz a Lightspark?
Em nota ao público, a equipe da Lightspark declarou que já trabalhava há alguns meses no produto em parceria com o Xapo, um banco privado licenciado.
Além disso, a empresa diz acreditar que o bitcoin é mais que necessário, mas inevitável.
“Na LightSpark, há muito acreditamos que um protocolo aberto de dinheiro na Internet é muito necessário e inevitável. Acreditamos que redes abertas que capacitam os clientes a atender às suas necessidades provavelmente terão uma vantagem sobre as redes fechadas a longo prazo. Além disso, temos uma convicção de que qualquer protocolo bem-sucedido de valor deve ser aberto, interoperável, escalável, barato e precisa se estabelecer quase em tempo real. A equipe da LightSpark tem trabalhado duro para construir um ponto de entrada de grau de empresa para Lightning e hoje estamos vendo isso ganhar vida.”
Com a chegada histórica da LN em um banco, a tecnologia adjacente ao bitcoin segue crescendo e ganhando adeptos pelo mundo.