O Banco Central Europeu (BCE) anunciou oficialmente que o Eurosystem está lançando o projeto de sua própria Moeda Digital de Banco Central (CBDC), o “Euro Digital”. De início, o projeto vai estudar as possibilidades, desafios e consequências do lançamento do euro digital. Além do anúncio da moeda, o Banco Europeu aproveitou a oportunidade para criticar o Bitcoin.
De forma concreta, a decisão significa que o banco vai começar um processo de investigação para desenvolver um produto que possa desempenhar o papel do Euro, ainda assim se mantendo dentro das características da moeda fiduciária, além é claro, de ser atrativo para o público.
O processo de investigação pode durar até 2 anos e a decisão de lançar ou não o euro digital acontecerá apenas com o avanço dessa fase do projeto.
Sendo assim, não é certeza de que realmente teremos uma CBDC do Banco Central Europeu. Ainda assim, a presidente do BCE, Christine Lagarde, parece otimista com a moeda seguindo os resultados preliminares.
“Tem nove meses desde que publicamos nosso relatório sobre o euro digital. Desde então nós realizamos mais análises, buscamos opiniões de cidadãos e profissionais e conduzimos experimentos com resultados encorajadores. Tudo isso nos levou a decidir a acelerar as coisas e começar o projeto do euro digital.”, disse Lagarde.
Com isso a investigação vai ter um tempo de duração de 24 meses, com o foco principal sendo características de design e distribuição da moeda digital.
Sendo assim, o documento deixa claro quais são as qualificações que o euro digital precisará ter para ser aceito dentro da UE.
“O euro digital precisa atender as necessidades dos europeus enquanto ao mesmo tempo ajuda a prevenir atividades ilícitas e evitar impactos financeiras não desejáveis na estabilidade e política monetária.”
Segundo o release, a investigação também estudará a possibilidade de sistemas centralizados e descentralizados, com ambos sendo uma possibilidade.
O documento notou que o TARGET Instant Payment Settlement, do Eurosystem e a blockchain se demonstraram capaz de processar mais de 40 mil transações por segundo.
Sendo assim, os experimentos já realizados sugerem que uma arquitetura combinando elementos centralizados e descentralizados.
Euro Digital será “melhor que o Bitcoin”
O Banco Central Europeu não é um grande apoiador do Bitcoin e isso fica bem claro. Ou seja, o lançamento da moeda digital da Europa seria também uma forma de “fazer melhor que o Bitcoin”. O
anúncio deixou claro que o banco acredita que sua solução é melhor do que a mais famosa criptomoeda do mundo.
“De acordo com os experimentos, a infraestrutura principal do euro digital seria mais amigável com o meio ambiente: Para as arquiteturas que foram testadas, o poder usado para processar dezenas de milhares de transações por segundo é mínimo comparado com os de ativos digitais como o Bitcoin.”
Ainda não se sabe como o projeto vai desenvolver e quanto teremos um Euro Digital, resta aguardar por novas descobertas e anúncios do BCE.