Banco Central Europeu chama Bitcoin “utopia anarquista” e “esquema Ponzi”

Falando sobre conhecimento sobre dinheiro, na última quinta-feira (21), Kristalina Georgieva, diretora do FMI, afirmou que eles não sabiam que imprimir causaria inflação. Portanto, é difícil respeitar a opinião do membro do Banco Central Europeu.

Fachada do Banco Central Europeu.
Fachada do Banco Central Europeu.

Em discurso realizado nesta segunda-feira (25), Fabio Panetta, membro do conselho do Banco Central Europeu (BCE), afirmou que o Bitcoin é um esquema Ponzi. Indo além, Panetta colocou a culpa em reportagens que mostram o histórico de preços positivo do Bitcoin.

Outro destaque é o elogio ao conhecimento tecnológico de Satoshi Nakamoto, criador do Bitcoin, feito por Panetta. Contudo, o membro do Banco Central Europeu afirma que Nakamoto não era especialista em dinheiro. Sendo assim, Panetta afirma que o Bitcoin é uma “utopia anarquista”.

Falando sobre conhecimento sobre dinheiro, na última quinta-feira (21), Kristalina Georgieva, diretora do FMI, afirmou que eles não sabiam que imprimir causaria inflação. Portanto, é difícil respeitar a opinião do membro do Banco Central Europeu.

BC Europeu acredita que Bitcoin é Esquema Ponzi

Embora tenha sido o ativo mais rápido a alcançar a marca de 1 trilhão de dólares, em 12 anos, muitos ainda não estão convencidos de que o Bitcoin chegou para ficar. Um destes críticos é Fabio Panetta, membro do Banco Central Europeu, que, nesta segunda-feira (25), atacou o Bitcoin novamente enquanto pedia por mais regulação no setor de criptomoedas.

“Seu whitepaper de 2008 mostra um grande fascínio por tecnologia, principalmente criptografia, mas não necessariamente uma compreensão profunda de questões de pagamento e dinheiro,” afirma Panetta, membro do Banco Central Europeu. “Eles [Satoshi Nakamoto] aspiravam realizar uma utopia anarquista de uma moeda estável livre do escrutínio público.”

Seguindo, Panetta reconhece que já se passaram quase 15 anos desde então. Contudo, acredita que o aumento de preço do Bitcoin terá um fim, acreditando que é uma bolha. Como culpados, o membro do BCE cita “cripto-evangelistas que prometem um paraíso na terra”.

Entretanto, vale lembrar que o preço do Bitcoin — limitado matematicamente a 21 milhões de unidades — também é reflexo da perda de poder de compra de moedas fiduciárias, causado pela impressão desenfreada de novas moedas.

Voltando ao discurso de Panetta, o mesmo afirma que muitas pessoas estão comprando Bitcoin, e outras criptomoedas, sem possuir conhecimento sobre o tema. Novamente apontando culpados: dados históricos, que mostram a ascensão de preços, postados em reportagens.

“Como em um esquema Ponzi, essa dinâmica só pode continuar enquanto um número crescente de investidores acreditar que os preços continuarão a aumentar […] Até que o entusiasmo desapareça e a bolha estoure.”

FMI não sabia que imprimir dinheiro causaria inflação

Embora Panetta tenha afirmado que Satoshi Nakamoto não possuía conhecimentos profundos sobre dinheiro quando criou o Bitcoin, uma fala da diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI) mostra quem está realmente perdido sobre o assunto.

Segundo Kristalina Georgieva, o FMI não tinha ciência de que o aumento na base monetária causaria inflação, hoje batendo recordes em diversos países, incluindo na Europa. Indo além, Georgieva compara suas ações a de crianças.

“Às vezes agimos como crianças de oito anos jogando futebol. Aqui está a bola e estamos todos nela, sem cobrir o resto do campo.”

Portanto, não só Nakamoto possui um melhor entendimento sobre dinheiro do que o FMI e Bancos Centrais, como é possível afirmar que o verdadeiro esquema Ponzi são as moedas fiduciárias. Afinal, caso as pessoas não fossem obrigadas a usá-las, ninguém teria interesse nelas, o que faria seu preço cair para zero. Além disso, mesmo com as pessoas sendo obrigadas a usarem tais moedas, muitas destas moedas morreram com o tempo, principalmente por hiper-inflação.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Henrique Kalashnikov
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias