“Olá, seja “Bem Vindx!”
Essa foi a frase que um usuário leu em seu e-mail para confirmar o cadastro na maior corretora de Bitcoin da América Latina, o Mercado Bitcoin.
Após ler o e-mail, o usuário desistiu de utilizar a plataforma para comprar os Bitcoins e acabou optando por outra. A postagem foi feita em um grupo do Facebook com 33 mil membros. O texto acabou viralizando e já conta com 193 likes e 149 comentários.
“Alguém já desistiu de comprar bitcoin pelo mercado bitcoin por causa dessa lacração de usar ‘x’?”, postou o usuário no grupo do Facebook.
O uso de pronomes neutros estão se tornado tendência em grandes empresas, o objetivo é promover diversidade. Algumas pessoas não se enquadram perfeitamente nas categorias masculina ou feminina, e “essas referências constantes aos agrupamentos binários são alienantes”, dizem os grupos que buscam formas de levar a neutralidade para a língua portuguesa com objetivo de aumentar a representatividade.
Há também aqueles que não concordam com o uso da neutralidade de gênero no português, para esse grupo, “tudo não passa de uma tentativa de ‘lacração’ e de empurrar goela abaixo uma pauta da agenda progressista”.
Este último caso foi mais visto nos comentários do grupo que discutiu a ação da corretora.
O assunto é motivo de debate em diversos grupos políticos e recentemente foi amplamente repercutido após um colégio tradicional do Rio de Janeiro adotar o pronome neutro.
Como é comum nesse tipo de situação, os comentários se dividiram, com alguns insatisfeitos com a ação (esquerda da imagem) e outros concordando (direita da imagem).
Vale lembrar que a comunidade de criptomoedas costuma ser fiel aos movimentos libertários e na crença de liberdade de expressão.
O uso do “Bem Vindx” pela corretora já é utilizado por pelo menos 5 meses, mas só agora ganhou repercussão.
Apesar das criticas à empresa, o objetivo final do Mercado Bitcoin parece muito mais simples do que um simples “lacrar”. A corretora mostra compromisso com o respeito à diversidade.
É claro que há o pensamento contraditório, afinal, ignorar hábitos que desenvolvemos como sociedade é difícil e levará algum tempo antes de começarmos a ver uma mudança real.
O Mercado Bitcoin foi procurado para comentar o caso. A seguinte nota foi enviada:
O Mercado Bitcoin sempre foi a favor da diversidade e adotar esse tipo de comunicação é apenas um reflexo dessa política.