“Big Four”, PwC lança ferramenta de auditoria para Bitcoin

Uma das maiores de auditoria do mundo!

Siga no

As maiores empresas de auditoria do mundo estão de olho nas criptomoedas. Entretanto, uma nova ferramenta de auditoria do Bitcoin chega para aumentar essa participação, lançada pela PwC (PricewaterhouseCoopers).

A maior dúvida pode ser em relação à usabilidade de uma ferramenta de auditoria para Bitcoin. Isso porque o Bitcoin, e a maior parte das criptomoedas, possui seus dados transparentes para todos. Além disso, transações entre endereços, com valores, data e hora, são facilmente visualizados.

PwC lançou ferramenta de auditoria para Bitcoin e algumas altcoins

Fazer uma auditoria em transações de criptomoedas não é nada difícil. Certamente, uma das formas de se fazer isso é utilizando block explorers, que analisam a blockchain.

Entretanto, a ferramenta criada pela PwC a coloca na frente das grandes concorrentes, como KPMG, Delloite e EY. Isso porque, a maneira de visualização de dados das blockchains foi aprimorada e pretende ser utilizada em auditoria de criptomoedas realizada pela PwC. Os dados observados serão vários, como data e hora de transações, quem enviou e quanto, com objetivo de ajudar a empresa em seus serviços.

De acordo com o Valor Investe, em entrevista com José Vital que é sócio da PwC em São Paulo, o “desafio é imenso”. Entretanto, ainda há a questão do sigilo e privacidade, característica fundamental das criptomoedas. Neste ponto, a nova ferramenta não tem como ajudar a revelar a identidade de quem transaciona com Bitcoin ou altcoins.

De início, a PwC consegue auditar operações com: Bitcoin (BTC), Ethereum e seus tokens ERC20, Litecoin, Ripple e os forks Bitcoin Cash, Bitcoin Gold e Bitcoin Diamond. No roadmap futuro, a empresa espera poder auditar cerca de 2 mil criptomoedas com a ferramenta.

Ao Valor Investe, o chefe global de Assurance da PwC comentou sobre o caso. “É importante que nós, auditores, sejamos capazes de atender às novas necessidades de clientes e acionistas”. A PwC está atenta ao criptomercado, do qual vê com olhos atentos ao potencial deste.

Big Four estão contratando no setor de criptomoedas

O anúncio de uma nova ferramenta da PwC não chega a causar espanto. Isso porque, de acordo com dados do Indeed citados pela Coindesk, as empresas de consultoria estão contratando muitos profissionais dessa área. Quando surge uma nova vaga de emprego no Indeed.com, a probabilidade é alta de ser de uma das Big Four.

Além dessas, o banco JPMorgan também é um dos que mais contrata funcionários para cargos blockchain. Cabe o destaque que este está criando sua própria criptomoeda, JPM Coin, sendo o primeiro banco mundial a fazê-lo.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Leia mais sobre:
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.
Mão segurando Bitcoin em pilha de moedas

‘Barão do Bitcoin’ fará workshop sobre criptomoedas

Com o desempenho do Bitcoin ao longo dos anos muita gente passou a ter interesse na possibilidade de investir na criptomoeda, mas por onde...
BLOCKCHAIN

Entidade ligada ao Conselho Federal de Engenharia contrata serviço em Blockchain por R$ 1,63...

A Mútua de Assistência dos profissionais do CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) contratou por R$ 1.634.000,00 a empresa Ágile Corporation para fornecer...
Bitcoin Aceito Aqui

GoldConnect é a primeira Telecom a aceitar Bitcoin na América Latina

A primeira Telecom a aceitar Bitcoin como meio de pagamento na América Latina é a GoldConnect. Com atuação em mais de 17 países da...

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias