Melhores Block Explorers do Bitcoin

Conheça as melhores opções abaixo!

Siga no

E aí que te falaram que o Bitcoin e as criptomoedas são transparentes e podem ser auditados, e a ferramenta para isso é justamente o tema que trouxe aqui, conheça os melhores Block Explorer utilizados e saiba como tirar informações dos mesmos.

Primeiramente vou ao conceito e alguns fundamentos, se já sabe pode rolar abaixo, senão fique aqui para aprender a parte inicial.

O que é um Block Explorer?

Como o próprio nome diz é um explorador de blocos, que permite a todos os interessados acompanhar as transações realizadas nas redes das criptomoedas. Para isso, são desenvolvidos ambientes que se conectam nas redes e apresentam as informações dos blocos.

Você pode verificar saldos de endereços Bitcoin através das chaves públicas dos usuários, ver as transações recentes, e muito mais. É dessa forma que a Blockchain fica mais transparente aos usuários do mundo todo. Muitos chamam essas ferramentas de mecanismos de buscas.

Você pode pesquisar em um block explorer por alguns itens, que são normalmente:

  • Ao inserir um hash de transação bitcoin você vê os detalhes da mesma
  • Ver histórico de transações de um endereço, e também o saldo do mesmo através de uma chave pública
  • o número de um bloco que deseja explorar as transações do mesmo, inclusive o bloco gênesis pode ser auditado.

O detalhe é que cada blockchain possui os seus próprios exploradores, no caso vamos explorar os do Bitcoin a seguir.

Quais os melhores Block Explorer do Bitcoin?

Vamos então a lista dos melhores Block Explorer a seguir, para que você se divirta ao investigar as transações do Bitcoin, com a cautela de que sempre garanta que a sua segurança esteja em primeiro lugar sempre, na dúvida utilize um navegador Tor para este trabalho.

1 – Block Explorer

Ao acessar o mesmo, o usuário terá a opção de pesquisar pelo critério que preferir, com o adicional de escolher entre a Blockchain do Bitcoin Core, Bitcoin Cash e até Zcash.

O mesmo é um projeto open-source, com suporte aos idiomas Inglês, Alemão, Japonês e Espanhol.

2 – Blockchain.Info

Muitas pessoas já conhecem esse site de maneira fácil pelo nome do mesmo, ou ainda por existir uma Wallet neste website, mas o mesmo também possui a interface de Block Explorer aos usuários. É um dos mais utilizados no mundo.

O mesmo só da suporte em criptomoedas ao Bitcoin, e a mais de 20 moedas fiat, além de possuir mais de 20 idiomas em sua base.

3 – BlockCypher

Este ambiente permite a exploração de Btcoin, Bitcoin Testnet, Litecoin, Dogecoin e Dash, o que o torna bastante procurado para quem deseja opções de outras criptos também.

Possui o seu código aberto, e além disso possui diferenciais aos seus usuários, como sugestão de taxas de transação em várias prioridades e previsão de confirmação, o que faz com que seja uma ferramenta útil a iniciantes também.

4 – BTC.com

O mesmo possui várias informações interessantes aos usuários, além de dar suporte ao idioma Português também.

Nele é possível ver detalhes de transações, taxas de rede, pools de mineração que validaram o bloco e muito mais.

5 – BLOCKTRAIL

Não possui uma interface tão boa quanto os demais, mas também é uma ótima opção para Bitcoin e Bitcoin Cash.

A vantagem do mesmo porém é na hora de realizar inspeções e estudos em endereços Bitcoin, pois além de permitir exportar todo o histórico de transações para um arquivo .CSV, ele ainda dá detalhes ricos sobre endereços.

Conclusão

De todos os citados acima, é bom que você guarde em seu favoritos essa coleção para que tenha opção a tempo e hora quando necessário.

É fundamental aprender a auditar a Blockchain da criptomoeda que acompanha, seja Bitcoin ou outra mais.

Aguarde que em breve terei mais um capítulo deste assunto, fique ligado no Livecoins!

Leia mais sobre:
Gustavo Bertolucci
Gustavo Bertoluccihttps://github.com/gusbertol
Graduado em Análise de Dados e BI, interessado em novas tecnologias, fintechs e criptomoedas. Autor no portal de notícias Livecoins desde 2018.

XRP valoriza mais de 100% em uma semana

A criptomoeda da Ripple, XRP, valorizou mais de 100% em uma semana, saindo de 0,28 centavos de dólares na segunda-feira passada (16), para $...

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez...

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...
Sean Ono Lennon

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Últimas notícias

EUA imprime 21% da sua oferta monetária em 2020, risco de inflação cada vez mais alto

A possibilidade de uma inflação que vai afetar consideravelmente o poder de compra das pessoas não é um medo apenas no Brasil, mas também...

Filho do cantor John Lennon diz que Bitcoin aumentou sua autoestima

Sean Ono Lennon, o filho do cantor John Lennon acredita que o Bitcoin ajuda as pessoas de uma forma que elas nunca viram antes....

Banco toma dinheiro da conta poupança de cliente que caiu em golpe

Um homem caiu em um golpe de falso emprego e perdeu $ 3.000, os falsos empregadores deram ele um cheque e pediram que ele...