No inicio da semana o bilionário Ray Dalio fez um comentário que deixou a comunidade de criptomoedas com a pulga atrás da orelha. De acordo com o empresário dono do maior fundo de hedge do mundo os “governos poderiam matar o bitcoin” impondo restrições regulatórias.
O famoso investidor também disse que o Bitcoin “não servia como moeda de troca e nem como reserva de valor devido a sua alta volatilidade.”
“Se o bitcoin se tornar bem-sucedido o suficiente para ameaçar as moedas que os governos controlam, então os governos irão proibi-lo e torná-lo muito perigoso de usar.”, disse no inicio da semana.
A opinião parece que não durou muito tempo, isso porque, através do Twitter, Dalio admitiu hoje que pode estar “perdendo alguma coisa sobre o Bitcoin” e que “gostaria de ser corrigido” caso esteja realmente errado.
Isso demonstra que o bilionário não é um hater da moeda digital, já que ele deixa claro que sua opinião pode estar equivocada e mantem a cabeça aberta para ouvir opiniões contrarias as dele.
I might be missing something about Bitcoin so I’d love to be corrected. My problems with Bitcoin being an effective currency are simple… (1/5)
— Ray Dalio (@RayDalio) November 17, 2020
Os twitts do bilionário começaram a aparecer um pouco depois de o Bitcoin superar os $ 17 mil, o valor mais alto da moeda digital desde dezembro de 2017.
Dalio fez vários comentários explicando seu ceticismo em relação ao Bitcoin, e todos os motivos demonstram uma certa falta de conhecimento sobre o assunto. por exemplo, Dalio diz:
“Os governos podem proibir o bitcoin.”
Governos podem matar o Bitcoin?
Na teoria e na prática nenhum governo não pode impedir o Bitcoin de funcionar, os governos podem sim banir a moeda digital, mas o Bitcoin é a prova de censura. Os governos podem proibir empresas e corretoras de negociarem o ativo, mas o mercado P2P independente sempre vai existir e continuar funcionando, além disso, a rede do Bitcoin é descentralizada.
Dada a crescente adoção do Bitcoin por grandes empresas e investidores institucionais, Dalio teria que dedicar um tempo para entender o Bitcoin profundamente de uma vez por todas.
Enquanto o bilionário tenta entender a moeda digital, o preço continua subindo e se aproximando de seu recorde histórico.
Talvez seja até bom que Dalio demore a entender a moeda, afinal, quando ele finalmente entender, com certeza vai comprar montanhas do ativo e ai, menos Bitcoins no mercado para mim e para você.