A Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo, anunciou uma mudança em sua política de remoção de projetos de seus livros de negociação. Segundo o anúncio, a decisão foi tomada após a equipe analisar as críticas dos usuários.
Em suma, agora criptomoedas que não estiverem apresentando um desenvolvimento não serão removidas automaticamente. Ou seja, serão rebaixadas para o grupo chamado “zona de inovação”, onde se encontram projetos mais novos e voláteis.
Caso os desenvolvedores não mostrem trabalho, só então os projetos devem sair de vez da Binance. O anúncio foi publicado nesta quarta-feira (10).
Binance inicia mudança alertando 18 criptomoedas
Segundo a Binance, a “zona de inovação” foi criada para dar acesso a novos projetos mais arriscados. Como exemplo, recentemente as memecoins Pepe (PEPE) e Floki (FLOKI) entraram nesta lista.
Este grupo, que até então dava exposição a projetos menores, também passará a ser usado pela Binance como um alerta para criptomoedas que já são negociadas na corretora.
“Como alguns de vocês sugeriram, em vez de remoções diretas, primeiro moveremos os “projetos sem progresso” para a zona de inovação”, comentou Changpeng Zhao, fundador e CEO da Binance. “Se eles não melhorarem, podemos removê-los. Mais uma etapa intermediária.”
As some of you suggested, instead of direct delistings, we will move "no-progress projects" to innovation zone first. IF they still don't improve, we may delist. One more intermediate step. https://t.co/YKfG8Xui7R
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) May 10, 2023
Aproveitando a notícia de seu novo modelo, a Binance aproveitou para rebaixar 18 criptomoedas, são elas: AirDAO (AMB), Ark (ARK), BitShares (BTS), Drep (DREP), FTX Token (FTT), Gifto (GFT), JasmyCoin (JASMY), Loom Network (LOOM), Enzyme (MLN), OAX (OAX), OMG Network (OMG), PERL.eco (PERL), pNetwork (PNT), SONM (SNM), Serum (SRM), Voyager Token (VGX), WazirX (WRX) e DFI.Money (YFII).
Algumas delas já haviam perdido alguns pares de negociações nesta terça-feira (9) e, apesar do rebaixamento parecer mais leve que uma remoção, muitas continuam operando em baixa após o novo comunicado.
CEO da Binance diz que nome do grupo pode ser alterado
A listagem da PEPE na “zona de inovação” já havia sido motivo de gargalhadas por alguns entusiastas. Afinal, não há nada de inovador em uma criptomoeda meme — existem milhares no mercado.
O rebaixamento de projetos sem progresso para tal grupo também causou confusão entre os usuários da corretora.
“Então moedas que não inovam também vão para a zona de inovação?”, questionou um deles.
“Eu sei, agora podemos precisar alterar o nome da zona”, respondeu o CEO da Binance dando risada.
I know, we now may need to change the name of the zone. 😂
— CZ 🔶 Binance (@cz_binance) May 10, 2023
Fora o nome, a mudança no processo de deslistagem parece ter sido bem recebida por todos. No passado, um desenvolvedor chegou a criticar a corretora após sua criptomoeda ter sido removida, algo que poderia ter sido evitado com esta recente mudança.