Passando por uma semana agitada, tendo que lidar com saques em massa, a Binance anunciou nesta quinta-feira (15) que estará removendo quatro criptomoedas de sua plataforma já na próxima quinta-feira (22).
Como consequência, todas elas perderam valor após o anúncio conforme a decisão da Binance expõe problemas nos projetos, sejam de falta de comprometimento dos desenvolvedores ou até mesmo desinteresse de investidores.
Por fim, a corretora nota que investidores devem sacar tais criptomoedas até o dia 23 de março de 2023. Já os depósitos serão pausados ainda no próximo dia 23, sexta-feira.
Binance cita motivos da remoção de criptomoedas
Embora não exponha o verdadeiro motivo da remoção de uma criptomoeda, a Binance aponta que revisa projetos periodicamente, citando as principais razões que a levam a esta tomada de decisão. São elas:
- Comprometimento da equipe com o projeto
- Nível e qualidade da atividade de desenvolvimento
- Volume de negociação e liquidez
- Estabilidade e segurança da rede contra ataques
- Estabilidade de rede / contrato inteligente
- Nível de comunicação pública
- Capacidade de resposta às nossas solicitações periódicas de diligência
- Evidência de conduta antiética/fraudulenta ou negligência
- Contribuição para um ecossistema cripto saudável e sustentável
Por vezes, tal remoção acaba gerando críticas por parte dos desenvolvedores de projetos. Como exemplo, recentemente um executivo da Helium (HNT) se revoltou com a decisão corretora de remover sua criptomoeda.
Tal executivo citou que não havia base para esta atitude, mas suas reclamações não adiantaram de nada e o preço da HNT continua em queda.
As criptomoedas removidas pela Binance
Segundo anúncio publicado em seu site oficial, as quatro criptomoedas que serão removidas da Binance na próxima quinta-feira (22) são Augur (REP), Bitcoin Standard Hashrate Token (BTCST), Mithril (MITH) e Tribe (TRIBE).
“A Binance removerá MITH, TRIBE, REP e BTCST em 22 de dezembro de 2022.”
#Binance will delist MITH, TRIBE, REP and BTCST on December 22, 2022.https://t.co/vQIglgYGiE
— Binance (@binance) December 15, 2022
Perdendo exposição e volume, já que a Binance é a maior corretora do mundo, tais projetos já começaram a apresentar quedas após o anúncio da remoção.
Augur (REP) foi a que menos sofreu, perdendo apenas 4,3% de seu valor nas últimas 24 horas. A TRIBE também caiu pouco pelo tamanho da notícia, apenas 7,4% no mesmo período.
No entanto, Mithril (MITH) e BTCST não tiveram o mesmo destino. Com quedas de 28,8% e 46,4%, respectivamente, a decisão da Binance afetou seriamente tais projetos, agora encontrados apenas em corretoras menores.