Em documento revelado nesta terça-feira (15), a Binance aparece buscando proteção contra a SEC, argumentando que responder ao processo da Comissão seria, dentre outras coisas, “extremamente oneroso”.
Em outro trecho, a defesa também alega que os pedidos da Comissão, que solicitou “todos os documentos e comunicações”, chegam a ultrapassar os limites da lei, sendo “inadequados”.
Enquanto isso, o mercado parece estar evitando tomar risco. A Binance Coin (BNB) segue operando em uma curta faixa de preço nos últimos dois meses, o mesmo acontece com outras criptomoedas, incluindo o Bitcoin.
Binance responde à SEC
Em junho deste ano, a SEC processou tanto Changpeng Zhao quanto suas empresas, a BAM Trading, BAM Management e a Binance. Dentre as acusações, a SEC alega que as partes envolvidas teriam violado uma “variedade de violações da lei de valores mobiliários.”
Em resposta, a defesa agora está buscando proteção contra a SEC, alegando que não pode cooperar com todos os pedidos da Comissão já que eles são “inadequados” e “excessivamente onerosos”.
“A SEC acredita que a BAM deve entregar “todas as comunicações” envolvendo pelo menos seis testemunhas sobre vários tópicos”, aponta a defesa. “Conforme observado acima, a posição do BAM é que as solicitações de “Todos os Documentos e Comunicações” são inadequadas, excessivamente onerosas e muito além do escopo das Regras Federais e Ordem de Consentimento.”
Maior corretora de criptomoedas do mundo, fontes apontam que a Binance demitiu mais de 1.000 funcionários após ser processada pela SEC. Logo na sequência, também declarou queda nos lucros e também cortou benefícios de seus funcionários. Em documento vazado, Zhao comenta que a decisão está ligada ao “ambiente do mercado e ao clima regulatório”.
Em outro trecho, a defesa também afirma estar cooperando com as autoridades, notando que a “BAM trabalhou de boa fé para responder às solicitações da SEC” e que “forneceu uma quantidade imensa de informações sobre ativos dos clientes”.
Uma das principais disputas parece estar ligada as comunicações dos executivos da empresa. No processo de junho, a SEC chegou a destacar uma conversa informal entre diretores da empresa, reconhecendo que estavam operando fora da lei.
“Embora sejam apenas 2 caras jogando conversa fora “em particular” há 5 anos, isso é extremamente prejudicial à nossa reputação e a deles”, comentou Zhao na data.
Binance Coin (BNB) segue estático
Tanto o Bitcoin quanto outras criptomoedas estão sem grandes movimentações de preço nas últimas semanas. A Binance Coin (BNB), principal ativo que reflete a saúde da corretora de Zhao, não é uma exceção.
Nos últimos 60 dias, a criptomoeda da Binance caminhou de lado entre a faixa dos US$ 220 e US$ 260, longe das grandes movimentações (para cima e para baixo) que já registrou em sua história.
Por fim, tudo indica que essa batalha judicial será lenta, assim como foi com a Ripple (XRP). De qualquer forma, sendo a maior corretora de criptomoedas do mundo, todos estão de olho no desfecho dessa história que pode afetar todo o mercado.