Binance Coin (BNB) perdeu a guerra, mas vai morrer?

Mesmo que o ETH 2.0 demore para ser implementado, o cenário mais provável, as aplicações descentralizadas estão criando versões que trabalham com múltiplas blockchains. Nesse cenário, utilizar um clone centralizado do Ethereum não faz sentido.

Siga no

Se havia um cenário perfeito para um rally de Binance Coin (BNB), foi este de 2021. O crescimento das finanças descentralizadas (DeFi), além da mania de tokens não-fungíveis (NFT), levaram as taxas de transação do Ethereum para cima de 20 dólares.

Obviamente o ETH 2.0 atrasou, e com isso a rede BSC conseguiu emplacar a exchange descentralizada (DEX) PancakeSwap, além dos aplicativos de empréstimo e depósitos remunerados (yield) Venus e Alpaca Finance.

Afinal, Binance Chain fracassou?

Não, pelo contrário. O valor ajustado depositado nos smart contracts da rede está em U$13,6 bilhões, alta de 39% nos últimos 3 meses. Além disso, suas DEX estão movimentando cerca de US$6 bilhões por semana.

Por ter clonado o Ethereum, e inclusive mantido a compatibilidade dos tokens e smart contracts, a Binance Smart Chain (rede BSC) largou na frente para roubar mercado enquanto a líder tropeçava.

A competição ganhou escala

A competição começou a bater na porta, oferecendo outras facilidades, como linguagem de programação mais simples ou maior capacidade operacional. Solana (SOL) atingiu uma capitalização de mercado 30% menor que a Binance Coin (BNB), por exemplo.

Pode parecer pouco, porém boa parte do valor da BNB vêm da exchange Binance, seja por descontos de corretagem, ou preferência no lançamento de projetos, algo que a Solana não tem por trás. Ou seja, na prática, Solana já ultrapassou a BNB.

Cardano (ADA) pode ser considerado uma piada, já que após 5 anos, não possui nenhuma aplicação de finanças descentralizadas rodando. Ainda assim, sua capitalização de mercado é superior à da Binance Coin.

ETH 2.0 vai matar o BNB?

Quando falamos de token de exchange, realmente é covardia. A dominância criada por CZ, a Binance e seus market makers inflando o volume de 400 moedas é imbatível. No entanto, boa parte do valor da BNB vêm desse ecossistema criado em torno da Binance Smart Chain.

Por esse motivo, se a Binance não tirar algum coelho da cartola, a interoperabilidade vai tornar a rede BSC obsoleta. Apesar do teatro, todos sabem que os 21 validadores são partes relacionadas da Binance. Isso não é opinião minha, e sim dos analistas da Messari.

Mesmo que o ETH 2.0 demore para ser implementado, o cenário mais provável, as aplicações descentralizadas estão criando versões que trabalham com múltiplas blockchains. Nesse cenário, utilizar um clone centralizado do Ethereum não faz sentido.

Quanto vale o BNB sem a Binance Smart Chain?

Não tenho essa resposta. No entanto, algo que não pode ser descartado é a compra (ou parceria) de outra rede pela Binance, substituindo a atual BSC. Em suma, o desfecho dessa história está longe de estar definido.

Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Marcel Pechman
Marcel Pechman é trader e analista de criptomoedas desde 2017. Atuou como trader por 18 anos nos bancos UBS, Deutsche e Safra. Além de YouTuber em seu canal RadarBTC, foi reconhecido em diversas premiações como um dos maiores interlocutores do Bitcoin do país. Maximalista convicto, acredita na falência da moeda fiduciária, aquela emitida por governos.
Jack Dorsey, CEO do Twitter e fã do Bitcoin

Empresa de CEO do Twitter quer minerar Bitcoin

A Square, empresa de Jack Dorsey listada na NYSE, quer minerar Bitcoin como estratégia de negócio. A informação foi compartilhada por Dorsey em seu Twitter,...
Pedro-Bial-Hashdex

Pedro Bial testemunha o poder transformador das criptomoedas em campanha da Hashdex

A Hashdex surgiu para democratizar os investimentos em criptomoedas, oferecendo produtos seguros e regulados para todos os investidores. Atuando como ponte entre o mercado...
Símbolo da Binance em meio aos prédios sede endereço

Binance lançará o maior programa já anunciado na criptosfera

Para expandir os recursos do ecossistema Binance Smart Chain e implementá-lo em todo o setor de tecnologia financeira no futuro, a corretora de criptomoedas...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias