Binance será processada pelo Departamento de Justiça dos EUA, diz ex-diretor da SEC

John Reed Stark voltou a falar sobre os problemas jurídicos da Binance nesta terça-feira (12). Segundo o ex-diretor da SEC, a corretora de Changpeng Zhao será, ou já está sendo, processada pelo Departamento de Justiça americano (DoJ).

A argumentação de Stark é que a Binance está enfrentando acusações de “fraude, engano, obstrução da justiça e, acima de tudo, lavagem de dinheiro” e isso seria suficiente para o DoJ se envolver.

Ainda na semana passada, a SEC chegou a pedir urgência no congelamento dos fundos da Binance americana. Nos dias seguintes, a corretora pausou depósitos de dólar e recomendou que seus clientes sacassem seus fundos.

Ex-SEC explica por que o Departamento de Justiça já deve estar investigando a Binance

Em texto publicado no Twitter, John Reed Stark notou que a Binance contratou um grande advogado para defender a corretora nos tribunais.

Explicando as competências de George Canellos, Stark comentou que o advogado já trabalhou tanto na SEC quanto no DoJ. “Uma mistura de Liam Neeson com Perry Mason”, comparou Stark, citando personagens fictícios.

“A Binance está claramente se preparando para um processo criminal e continua contratando os melhores advogados de defesa do mundo. Mas duvido que até o Homem de Ferro, o Capitão América e o Hulk possam tirar Binance de seu atual e perigoso atoleiro legal.”

Já no LinkedIn, o ex-diretor da SEC publicou um texto mais longo explicando os motivos pelos quais acredita que o DoJ já esteja investigando a Binance e outras empresas ligadas a seu fundador, Changpeng Zhao.

Além de citar o processo da CFTC sobre a Binance, datado de março deste ano, Stark também aponta que as operações da Binance se parecem bastante com o modus operandi da falida FTX. Ou seja, um emaranhado de empresas controladas pelas mesmas pessoas.

Outro ponto destacado foi o pedido de congelamento de fundos da Binance.US e da BAM Trading. “Normalmente isso significa que a SEC acredita que pode convencer um juiz agora”, comentou Stark, que também apontou para possíveis problemas com obstrução de justiça.

“Enquanto isso, o DOJ está claramente investigando a Binance e, sem dúvida, trabalhando com a SEC, CFTC, uma ampla gama de seus reguladores internacionais e contrapartes policiais, bem como vários informantes, denunciantes e outros traidores”, comentou John Reed Stark. “Minha opinião (e previsão) é que esses esforços maciços de coordenação culminarão com a apresentação ou abertura de acusações criminais relacionadas à Binance.”

Congressistas americanos pedem para DoJ investigar a Binance

Caso o Departamento de Justiça ainda não esteja investigando a Binance, congressistas americanos urgem para que o DoJ faça isso de imediato. Assinada por Chris Van Hollen e Elizabeth Warren, o pedido foi protocolado na última quinta-feira (8).

Segundo o texto, a Binance teria realizado uma série de falsos testemunhos ao congresso americano. Em suma, os senadores afirmam que a Binance e a Binance.US afirmaram ser entidades separadas, mas que o recente processo da SEC provou o oposto.

Em março deste ano, estes mesmo senadores enviaram uma carta à Binance, pedindo explicações sobre sua “estrutura corporativa opaca”. Como resposta, Changpeng Zhao publicou uma foto fazendo o número 4.

Por fim, a batalha jurídica dos EUA contra a Binance pode estar apenas em seu início. Caso o Departamento de Justiça se una a SEC e a CFTC, isso pode ter consequências devastadoras tanto para a corretora quanto para o mercado de criptomoedas.

$100 de bônus de boas vindas. Crie sua conta na maior corretora de criptomoedas do mundo e ganhe até 100 USDT em cashback. Acesse Binance.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias