O Bitchat, um mensageiro criado por Jack Dorsey, fundador do Twitter, teve uma explosão de downloads no Nepal nesta semana, mostrando sua relevância em um mundo cada vez mais restritivo.
Apresentado em julho, o aplicativo permite a troca de mensagens via Bluetooth, sem depender da internet. Ou seja, as mensagens são retransmitidas entre os próprios usuários, podendo ter um grande alcance.
Dado que o Bitchat é descentralizado e anti-censura, o crescimento de sua adoção no Nepal faz todo sentido porque o governo havia bloqueado o uso de redes sociais na última quinta-feira (4).
Geração Z lidera manifestações no Nepal
As manifestações dos nepaleses não ficou somente em downloads de aplicativos para driblar a censura do governo. Conforme amplamente noticiado pela grande mídia, a Geração Z iniciou uma grande revolução no país marcada pela violência.
Como exemplo, vídeos e fotos mostram prédios do governo em chamas, bem como agressões físicas contra políticos locais. Enquanto alguns aplaudem, outros se mostram preocupados que outros países se inspirem nessas ações.
No caso mais grave até então, protestantes queimaram a residência do ex-primeiro-ministro Jhala Nath Khanal, resultando na morte de sua esposa Rajyalaxmi Chitrakar.
“No Nepal, cidadãos foram de casa em casa para capturar políticos comunistas corruptos.”
In Nepal, citizens went house-to-house to catch corrupt communist politicians. pic.twitter.com/PiPPJowbt6
— RadioGenoa (@RadioGenoa) September 9, 2025
No momento desta redação, Nepal está sem governo e o Exército está tentando controlar a situação. Já o bloqueio das redes sociais foi derrubado nesta terça-feira (9).
Adoção do Bitchat dispara após governo do Nepal banir redes sociais
Já a parte silenciosa da revolução aconteceu através do download de um aplicativo, o Bitchat. Dado que o mensageiro não precisa de internet para funcionar, já que as mensagens são transmitidas na rede Bluetooth, essa foi uma das soluções encontradas pela população para continuar conectada.
“Na semana passada, observamos um aumento repentino nos downloads do Bitchat na Indonésia durante os protestos nacionais”, escreveu callebtc. “Hoje estamos vendo um aumento ainda maior no Nepal, durante protestos da juventude contra a corrupção do governo e uma proibição das redes sociais.”
“A tecnologia da liberdade é para o povo. Por favor, compartilhe.”

Jack Dorsey, fundador do Twitter e criador do Bitchat, usou poucas palavras para falar sobre o assunto, mas parece estar orgulhoso de ver sua criação tendo um uso tão importante.
“Lá quando você precisar.”

O aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS.