Bitcoin atingiu novo recorde histórico, o que mudou na rede?

Siga no

É importante manter a conjuntura Macro clara, e para isso, os indicadores cíclicos continuam atualizar a cada dia que passa junto com o preço e as novas cotações.

Assim, com Bitcoin acima de $65,000 vamos manter atualizado a trajetória dessas métricas na cadeia, já que ainda estão atrasadas em relação ao preço.

Antes mesmo do preço atingir cerca de $67,000 após romper o último topo histórico, o valor de mercado (Marketcap) já havia batido seu último recorde histórico.

Capitalização de mercado

Isso acontece porque a cada bloco novo são emitidos 6,25 BTC e desde o último recorde histórico são 188 dias para atingir novamente a marca de $1,2 trilhões de dólares e superá-la.

O interesse aberto em novas posições no mercado futuro, Open Interest, também atingiu um novo recorde histórico. No curto prazo sinaliza grande volatilidade para o preço além de ser positivo para a tendência principal.

Interesse em Aberto – Mercado Futuro

Desde a retomada de preços até um novo All Time High, não houve Euforia e Alavancagem excessiva e impulsiva no mercado. Open Interest realizando novos recordes históricos sugere que o sentimento está cada vez mais aquecido, até ferver. Daqui em diante é de se esperar que o FOMO comece a entrar pela porta da frente dessa festa.

Índice medo/ganância

Apesar do index medo/ganância apontar Euforia Extrema, dentro da cadeia a partir da Análise onchain em modo geral, a perspectiva para Bitcoin é de que seu mercado está preaquecido por sua tese principal. O choque de oferta é o fator fundamental na corrida de touro do Bitcoin.

Indicador UTxO Age Distribution

Detentores de curto prazo com idade entre 1 dia até 1 semana, 1 semana até 1 mês e 1 até 3 meses, podemos considerá-los especuladores, Traders ou até mesmo novatos.

De um modo geral, a leitura é de que ainda eles não estão acumulando forte, historicamente durante subidas exponenciais o acumulo por parte destes grupos são fortes.

Ou seja, durante um mercado de touro Bitcoin o grande, excessivo e ardoroso sentimento otimista é intensificado pelo período em que o preço apenas sobe. Porém há vários momentos em que a tendência de curto prazo durante bull run é revertida e os Ursos entram no comando, por exemplo, como a última correção entre $60,000 – $30,000.

Neste momento a grande maioria que gerencia o risco de volatilidade no período de curto prazo são expurgados do mercado, alguns até nunca mais voltar. Ou quando voltam já é um novo topo e o ciclo se repete.

Além do indicador UTxO SOPR (Spent Output Profit Ratio) mostrar quando os detentores de curto prazo estão vendendo com lucro, também é mostrado os momentos em que estão vendendo com prejuízo.

Indicador de Mercado UTxO STH/LTH_SOPR

STH mostra apenas detentores de curto prazo e mesmo durante todo o mercado touro, este grupo vende em breves períodos com prejuízo.

Historicamente este ciclo se repete com essa categoria de investidores, diferente do LTH_SOPR no qual mostra apenas detentores de longo prazo. A maior parte do tempo apenas o gerenciamento definido por detentores de longo prazo é executado com lucro.

Portanto, é importante estar verificando o momento cíclico e sinais dentro da rede para conduzir o curto prazo, já que é apenas nesse período que a volatilidade é sempre de maior intensidade.

O indicador de rede Puell Multiple ainda não voltou metade (50%) do último movimento corretivo. O preço já retornou acima do seu último topo, ou seja, a Sequência 1 foi apenas confirmada.

Você pode ler em detalhes todo o mapa com base na métrica Puell Multiple em um dos artigos recentes publicados aqui no Livecoins, além de saber diretamente na guia da CryptoQuant quais os dados compõem o indicador.

Puell Multiple – Indicador com os ciclos mapeados, Sequência 1-4

Esse momento ocorre de forma cíclica, em 2013/2017 é visto o mesmo comportamento ao retornar a região verde durante forte correção de preço.

O atraso correspondente ao preço para a métrica é de suma importância para Análise on-chain, aqui está a precisão e antecipação da direção do mercado, além da garantia em definir tal probabilidade com base em dados concretos e auditáveis.

A Sequência 2 só vai ocorrer após o Puell Multiple atingir pelo menos 1 única vez ou mais a Região Vermelha (6.00-7.00), durante a busca insana do preço pelo topo fim do ciclo pós Halving.

A partir deste momento o preço já terá sofrido metade da retração projetada para o bear market cíclico. Tecnicamente, o curto e médio prazo estarão em controle total dos Ursos.

O ataque do exército dos Ursos desencadeia a movimentação até a Sequência 3, onde o preço vai encontrar o “Fundo do Poço”. Historicamente, o indicador sinalizou todas mínimas dos mercados de Urso.

Uma segunda oportunidade durante o bear market cíclico pode ser observado de forma histórica utilizando a Sequência 4, quando ela acontece é o ponto de partida para o próximo ciclo de alta.

Este momento é o ponto mais baixo antes do preço apenas continuar recuperação e não realizar novas cotações mais baixas. O evento Halving será vivido durante esta sequência, e também historicamente a redução pela metade das recompensas por bloco sinalizou o ponto de partida para a corrida de touro Bitcoin.

O que chama bastante atenção para o ciclo atual é o indicador Puell Multiple buscar a faixa inferior mais baixa da Região Verde durante o bull market do Bitcoin. De forma histórica, somente durante a Sequência 3 e 4, o indicador testa o “Fundo do Poço”.

Este ciclo é diferente neste aspecto técnico, isso porque os dados de rede utilizado neste indicador foi volátil por fator externo e isto trouxe maior profundidade na movimentação. Você pode ler a dinâmica observada para essa explicação no último artigo em comparação de métricas cíclicas publicado no Livecoins.

Gráfico BTC/USD Mensal

Este ciclo é diferente, mas igual!

O fator tempo diz que este ciclo é diferente. O fator técnico sugere este ciclo ser igual.

Historicamente em termos de porcentagem (%), a cada ciclo de valorização há metade da valorização passada. Recentemente foi publicado no Livecoins outra forma para visualização temporal dos ciclos de Bitcoin. Projeção a partir do Halving ou a partir do último topo histórico quebrado.

Contudo, em geral dentro da cadeia não mudou nada. O foco sempre deverá ser o fator fundamental e a conjuntura Macro.

Os indicadores cíclicos trazem maior segurança no momento de mercado, porém o curto prazo é cheio de oportunidades e deve-se ficar atento para que no médio/longo prazo absorva total liquidez do mercado de touro Bitcoin, para que então esteja preparado para o próximo mercado de Urso.

Assim como o curto prazo em alguns momentos é revertido e os Ursos estão mais fortes, no médio prazo isso também vai ocorrer.

O curto prazo agora é guiado pelos Touros, assim como o médio/longo prazo também é, e ainda era guiado, mesmo com a última correção de -55% ($65,000-$30,000). Lembre-se que apenas o curto prazo foi perdido nesta correção e a última retomada Touro aconteceu em $44,400.

Gráfico BTC/USD 4h

Alvo para esse movimento, seguido do padrão Touro no curto prazo é a próxima linha vermelha (~$69,800). O novo canal de referência foi confirmado, o padrão deu continuidade e já andou metade do seu movimento desde a quebra da região 50% (~$64,400).

O Teste em $58,000 não ocorreu, apenas uma corrida eufórica deixando grandes pavios. Isso pode ocorrer a qualquer momento e pode não completar o movimento até o alvo na linha vermelha citado.

Gráfico BTC/USD 4h

O padrão Touro vai ser perdido em um breve período e ocorrerá a grande batalha aos redores da base do novo suporte. Teremos que esperar e ver se os Touros vão manter o curto prazo, se isso acontecer o movimento padronizado será restabelecido novamente em ~$62,900.

Fique atento a possível retração no curto prazo!

Gráfico BTC/USD Diário

A quebra de $58,000 reverte o padrão/tendência Touro. Os Ursos abaixo dessa região estarão mais fortes, mas tudo isto apenas no curto prazo.

Isso vai levar ao teste até pelo menos 50% do canal que era Resistência (Zona Neutra), porém quebrado, se torna Suporte. ~$50,800 tenderá a ser testado.

Note que, tecnicamente o alvo completo é o canal inteiro até a faixa de $44,400 (lembra deste ponto?), porém como em grandes regiões de suporte dentro de um mercado de alta cíclico, a absorção da liquidez nas retrações pode não levar a grande volatilidade.

O curto prazo sempre será a guerra entre Touro e Urso massacrante e sem fim. As retrações técnicas e o medidor de força entre os canais são os fatores principais para guiar o preço e aproveitar a volatilidade. Lembre-se! Mantenha o foco nos fundamentos cíclicos e utilize o prazo menor a seu favor, não exclua o fator tempo da equação.

  • Ao clicar na legenda dos gráficos você é redirecionado direto para a CryptoQuant e pode visualizar o gráfico ao vivo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.



Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Gabriel Cordeirohttps://www.investemais.net/
Sou Gabriel, Gestor Fundo Privado na InvesteMais. Analista dados on-chain/Técnico. Investidor e Trader criptoativos. Atuava no Mercado Tradicional, agora é 24/7 Bitcoin!
Bitcoin na frente com traders desfocados ao fundo

Para Elon Musk, operar criptomoedas alavancado é “loucura”

O bilionário Elon Musk concordou com uma explicação sobre operar Dogecoin e criptomoedas alavancado no mercado é situação de alto risco para investidores. Operações em...
South-Park-Bitcoin

South Park imagina futuro com Bitcoin: “confiamos em esquemas Ponzi”

Qual desenho melhor para prever o futuro? South Park ou Os Simpsons? Ambos praticam a arte de tentar prever como será o mundo, oferecendo...

Carros de luxo são apreendidos em operação contra fraude com criptomoedas em Manaus

Na manhã deste sábado, a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) deflagrou a Operação Blockchain Fake para cumprir mandados de busca e apreensão e desarticular...
.

Cotação do Bitcoin por TradingView

Últimas notícias