Bitcoin cai após Banco Central dos EUA elevar taxa de juros

O mesmo aconteceu com o mercado acionário. O índice S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas públicas americanas, teve queda de 1,33% nesta tarde, mostrando o descontentamento do mercado.

Após dados da inflação americana mostrarem sinais de controle da economia, o mercado acreditou que o Banco Central dos EUA desaceleraria o aumento na taxa de juros, fazendo o Bitcoin voltar a ser negociado acima dos 18 mil dólares.

Os três cenários mais possíveis eram aumentos de 0,25, 0,5 ou 0,75 ponto percentual, sendo 0,25% o mais otimista tanto para o mercado de ações quanto de criptomoedas.

No entanto, o Fed optou por um aumento de 0,5 ponto percentual nesta quarta-feira (14), deixando a taxa de juros americana entre 4,25% e 4,5%. Como resultado, o Bitcoin teve uma ligeira baixa, de 3%, após a decisão de Jerome Powell e sua equipe.

Bitcoin em queda, mas ursos estão enfraquecidos

Mesmo com um ligeiro recuo após mais um aumento na taxa de juros pelos EUA, o Bitcoin segue em ascensão há mais de três semanas. Pouco abaixo dos US$ 18.000, sua tendência ainda é positiva, lentamente deixando o colapso da FTX para trás.

Quanto ao Federal Reserve, sua meta é deixar a inflação anual em apenas 2%. Portanto, mesmo que o mês de novembro tenha apresentado uma alta abaixo do esperado, de apenas 0,1%, o Banco Central dos EUA optou por continuar escalando a taxa de juros.

O principal motivo pode ser o preço dos alimentos, que ainda apresentaram alta mensal de 0,5% no mês passado. Ou seja, justamente os produtos que os cidadãos mais sentem a diferença de custo no bolso.

Em relação à inflação anual, a mesma continua em 7,1%, mas é bem maior para alimentos e energia (incluindo combustíveis), chegando a 10,6 e 13,1%, respectivamente.

Sendo assim, o novo aumento de 0,5% na taxa de juros já era esperado por muitos, mas decepcionou aqueles que esperavam por uma elevação de apenas 0,25 ponto percentual.

Criptomoedas alternativas também apresentam queda

Seguindo o Bitcoin, outras criptomoedas também apresentaram baixas. Ethereum (ETH) apresentou baixa de 2% e Ripple (XRP) de 2,5%. No entanto, o destaque do dia fica para a BNB, que perdeu a posição de 4ª maior criptomoeda para a stablecoin USD Coin (USDC) enquanto a Binance sofre com saques em massa.

Mercado de criptomoedas apresenta baixas após Banco Central dos EUA elevar taxa de juros em 0,5% na tarde desta quarta-feira (14). Fonte: Coin360.

O mesmo aconteceu com o mercado acionário. O índice S&P 500, que reúne as 500 maiores empresas públicas americanas, teve queda de 1,33% nesta tarde, mostrando o descontentamento do mercado.

Contudo, vale lembrar que os últimos aumentos na taxa de juros foram de 0,75 ponto percentual cada. Ou seja, o Fed está diminuindo o ritmo e deve fazer o mesmo em sua próxima reunião, marcada para o próximo ano. Portanto, tudo indica que os touros retomarão os mercados.

Ganhe até US$ 50 ao se cadastrar na melhor corretora de criptomoedas para traders. Acesse: Coincall.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Henrique HK
Henrique HKhttps://github.com/sabotag3x
Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.

Últimas notícias

Últimas notícias