O Bitcoin está em alta nesta sexta-feira (15) e atingiu seu maior valor desde maio em meio a especulação de que um ETF será aprovado pela SEC nos próximos dias. A maior criptomoeda do mundo chegou a US $ 59.920, o seu nível mais alto desde maio.
A moeda digital valorizou 3,43% nas últimas 24 horas, tendo alta de 8% nos últimos 7 dias.
O mercado está otimista sobre as chances da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA aprovar o primeiro fundo negociado em bolsa de futuros de bitcoin.
ETF de Bitcoin
De acordo com analistas do mercado, é improvável que a SEC impeça que os produtos comecem a ser comercializados na próxima semana, de acordo com a Bloomberg, que citou fontes anônimas.
A aprovação de um ETF nos EUA será um marco para a indústria de criptomoedas, que há muito tempo pressiona a SEC por maior aceitação de ativos digitais em Wall Street.
“A notícia do ETF está sendo cotada com o mercado esperando uma aprovação na segunda-feira. Isso está elevando o preço”, disse Vijay Ayyar, da corretora Luno, à CNBC.
De acordo com a Bloomberg, a SEC está se preparando para aprovar o primeiro fundo negociado em bolsa de Bitcoin. O Artigo também afirma que a SEC “não deve impedir o início das negociações na próxima semana”.
Curiosamente, alguns dias antes, o regulador postou um aviso em sua conta no Twitter que “antes de investir em um fundo com contratos futuros de bitcoin, certifique-se de pesar cuidadosamente os riscos e recompensas potenciais”.
No tweet que a agência postou na quinta-feira alertou os investidores a “pesar cuidadosamente os riscos e benefícios potenciais” de investir em bitcoin ou fundos que mantêm contratos futuros de Bitcoin.
Não é a primeira vez que a SEC tuitou esse aviso, mas, de acordo com analistas da Bloomberg, o tweet aponta para uma decisão positiva.
Bitcoin em alta
Investidores e representantes da indústria, como Anthonу Pompliano, acreditam que o surgimento do ETF de Bitcoin vai elevar ainda mais o preço do bitcoin.
O presidente da SEC, Gary Gensler, expressou repetidamente seu apoio à ideia de aprovar um ETF de futuros de Bitcoin.
Como resultado da notícia, o preço do bitcoin subiu e tentou superar a resistência de US $ 60.000. No momento da publicação deste artigo, a criptomoeda estava sendo negociada a US $ 59.920.
A notícia de que a SEC está pronta para dar um aceno positivo para ETFs apoiados por Bitcoin melhorou significativamente o sentimento dos investidores depois de quase uma década de espera, com a agência rejeitando ou atrasando uma decisão sobre vários pedidos desde 2013.
Mas, de acordo com o analista de Eric Balchunas, a SEC não se opõe aos ETFs de futuros de Bitcoin, e a aprovação de pelo menos um dos fundos negociados em bolsa é um “negócio praticamente certo”.