O preço do Bitcoin continua em queda, com a criptomoeda chegando a ser cotada em US$ 42 mil em algumas corretoras. Dessa forma, o Bitcoin também está perdendo mais dominância no mercado, com concorrentes absorvendo parte de seu valor.
Uma das principais razões para a queda do Bitcoin hoje seria a repercussão das falas de Elon Musk nos últimos dias. Isso porque, o CEO da Tesla e SpaceX e um dos homens mais ricos do mundo atacou os fundamentos do Bitcoin.
Ao dizer que o Bitcoin é centralizado, Elon ainda afirmou que a mineração da moeda prejudica o meio ambiente. Ou seja, as falas acabaram levando os investidores do mercado a um medo extremo, causando vendas em massa.
A performance do Bitcoin em 2021 ainda segue no positivo, mas parte dos investidores estão em pânico.
Acompanhando preço, Bitcoin perde dominância no mercado de criptomoedas
A dominância do Bitcoin no mercado é uma medida acompanhada por todo o setor. Normalmente apresentada em percentual, essa métrica mostra a participação do Bitcoin em relação às demais criptomoedas.
Nos últimos dias, a dominância do Bitcoin havia caído para 43%, deixando investidores em alerta. Vale o destaque que no mês de janeiro de 2021, a mesma métrica registrava valores de 70%, mostrando crença na principal criptomoeda.
No entanto, a dominância do Bitcoin hoje caiu abaixo dos 40%, sendo agora de 39,94%, a menor dos últimos meses. De acordo com o CoinMarketCap, enquanto a principal criptomoeda derrapava nesta métrica, o Ethereum (ETH) crescia, obtendo a fatia de 19% no valor deste mercado.
A criptomoeda preferida de Elon Musk, Dogecoin, alcançou 3% de capitalização do mercado, endossado principalmente pelo bilionário.
Desde 2018, essa é a primeira vez que o Bitcoin vê sua dominância perder a casa dos 40% de mercado, indicando um bom momento das criptomoedas alternativas, altcoins.
Medo de mercado continua a chamar atenção
Se a dominância do Bitcoin acabou despencando para níveis considerados baixos, outra métrica que chama atenção é o medo dos investidores. Como o início do movimento de queda aconteceu ainda no final de semana, alguns traders apresentaram um medo extremo em relação à criptomoeda.
Nesta segunda-feira (17), a medida, que é acompanhada pelo site Alternative.me acabou registrando uma leve recuperada, com investidores ainda com medo. De qualquer forma, o preço do Bitcoin ainda continua em alta no ano em relação ao dólar, ganhando 54% de valor.
Como o mês de abril fechou em leve queda, o mês de maio poderá ser o segundo mês consecutivo a fechar no vermelho, a menos que algo mude até o fim do mês.
A comunidade Bitcoin chegou a ficar chateada com Elon Musk, acusando o bilionário de acusações infundadas. De qualquer forma o mercado reagiu à fala do CEO da Tesla, que afirmou ainda acreditar no potencial das criptomoedas.