Para Willy Woo, famoso analista on-chain do Bitcoin, a moeda digital se provou como um ativo seguro e contrário a impressão desenfreada de dinheiro por bancos centrais.
A análise on-chain, vale lembrar, é a responsável por acompanhar os fundamentos do bitcoin, não os seus gráficos de preços. Apesar disso, ele conseguiu analisar com um gráfico o comportamento da impressão de dinheiro pelo banco central dos EUA, o Fed.
Assim, para Woo, o comportamento do Bitcoin tem se mostrado como uma “proteção comprovada” contra a impressão de dinheiro.
“Gráfico: O Bitcoin é uma proteção comprovada contra a impressão de dinheiro.”
“Impressão de dinheiro começou e bitcoin se provou proteção”, diz Willy Woo
Em uma rara análise gráfica de preços do bitcoin, Willy Woo comparou o desempenho de preço da moeda digital em relação à liquidez global. Assim, ele entendeu haver um padrão relacionando o preço do bitcoin com a impressão de dinheiro por bancos centrais.
De acordo com Woo em suas redes sociais, há em curso um aumento rápido da oferta de dinheiro no mercado global, promovido por políticas financeiras tradicionais (TradFi, ou finanças tradicionais), como a impressão de moeda ou a criação de dinheiro por bancos centrais. Ou seja, a liquidez global voltou a explodir, o que indica que as impressoras já ligaram para uma nova rodada “dinheiro fácil”.
Em sua análise, Willy ainda declarou que como houve um período de consolidação, agora os bancos centrais podem praticar a impressão pelos próximos anos.
“A liquidez global explodiu mais uma vez (palavras TradFi para impressoras de dinheiro fazendo brrrr). Este teve uma consolidação mais longa que os dois últimos, então há muito mais espaço para brrrr nos próximos anos.”
O que significa o termo “brrrr” e quais os impactos para o bitcoin?
A expressão “impressoras de dinheiro fazendo brrrr” é uma metáfora humorística, popular na internet, que sugere a impressão de grandes quantias de dinheiro de forma contínua.
Desta forma, implica que as autoridades financeiras estão injetando liquidez no sistema de maneira acelerada e artificial para estimular a economia.
A curto prazo, essa injeção de dinheiro pode estimular o crescimento econômico, facilitando o crédito e ajudando empresas e governos a lidarem com crises, como recessões ou pandemias. No entanto, a longo prazo, pode levar a sérios problemas, como a desvalorização da moeda, inflação alta e, em casos extremos, hiperinflação, o que reduz o poder de compra da população.
Quem acompanha o bitcoin acredita que a moeda digital possa oferecer uma proteção contra as medidas, visto sua valorização em relação aos pares de moedas fiduciárias emitidas por bancos centrais nos últimos anos.