Na semana passada vimos fortes quedas no bitcoin que chegou a ser negociado abaixo de US $ 5.500. Nesta segunda (19) o preço da moeda digital continua em baixa e começou com tendência negativa.
O preço quebrou recentemente o suporte de US $ 5.500 e passou a ser negociado pelo menor valor de 2018. Da mesma forma, XRP e Ethereum estão sob muita pressão de venda, acumulando perdas de 4% e 10% respectivamente.
O atual sentimento do mercado é claramente pessimista e parece que o bitcoin poderia continuar caindo para US $ 5.000 nos próximos dias:
Preço do Bitcoin
Houve forte movimento de baixa abaixo do suporte de US $ 5.600 chegando a ser negociado agora a US $ 5.284. O próximo nível de suporte é de US $ 5.000, abaixo dele existe um espaço vago até US $ 4.400. Olhando pelo lado positivo, existe resistência em US $ 5.500, acima da qual o preço poderia se recuperar em direção ao nível de US $ 5.750. A maior resistência é de US $ 6.000. Parece que o preço pode continuar a cair no curto prazo.
Preço do Ethereum
O preço do Ethereum caiu durante as últimas horas abaixo dos níveis de suporte de US $ 170 e US $ 160. O Ethereum está em queda de cerca de 13% sendo negociado por US $ 155.
Existe um suporte de US $ 150, abaixo do qual o preço poderia cair para o nível de US $ 130. Pelo lado positivo, existe resistência de US $ 170, acima da qual o preço poderia subir para US $ 180.
Bitcoin Cash ABC vs Bitcoin Cash SV
Ambas as duas moedas derivadas do Bitcoin Cash perderam valor significativamente. O BCHABC (apoiada por Roger Ver) caiu cerca de 15% e passou a ser negociada abaixo de US $ 250. O BCHSV (apoiada por FakeToshi) entrou em colapso e caiu cerca de 30% para US $ 90.
Outras altcoins
XRP, a segunda maior criptomoeda do mercado em capitalização seguiu o caminho do bitcoin e perdeu 5% de valor. Atualmente está sendo negociada por US $ 0,475.
Muitas altcoins perderam bastante valor e registraram perdas entre -15% -20%, incluindo LRC, ICX, WAN, AION, ELF, SRN, VET, IOST e MKR. Destas, o LRC caiu 18% e o ICX caiu 17%.
Resumindo, o bitcoin e outras altcoins avançaram em direção ao núcleo da terra. O bitcoin talvez continue a cair para US $ 5.000 e, se os traders não conseguirem defender mais perdas, o preço poderá cair. Da mesma forma, o Ethereum deve ficar acima do nível de US $ 150 para evitar uma queda em direção a níveis de US $ 130 um futuro próximo.
O que está acontecendo com o preço do Bitcoin?
O preço do bitcoin caiu drasticamente na quarta-feira (14) à noite e na manhã de quinta-feira (15), quebrando o padrão de baixa volatilidade visto nas últimas semanas e meses.
Dados do Coinmarketcap revelam que a capitalização de mercado do bitcoin caiu abaixo de US $ 100 bilhões pela primeira vez desde outubro de 2017, enquanto o valor de todo o mercado de criptomoedas caiu de quase US $ 210 bilhões, para US $ 167 bilhões.
Ainda é cedo para dizer com certeza absoluta a razão por trás da recente queda, mas alguns especulam que a principal razão da volatilidade é o controverso hardfork do Bitcoin Cash.
O que os especialistas do setor estão dizendo
Mati Greenspan, Analista de Mercado Sênior da eToro, uma das maiores plataformas de negociação:
“Três fatores estão contribuindo para a queda no preço do Bitcoin.
Primeiro, o hard fork do Bitcoin Cash está se transformando em uma corrida armamentista entre os mineradores de bitcoin. Pode não ter impacto direto no preço, mas é algo que as pessoas estão preocupadas – há um temor de que os mineradores possam estar desviando o poder de mineração do bitcoin para o Bitcoin Cash. No entanto, o bitcoin tem uma taxa de hash mais que suficiente para manter sua taxa de transação.
Outro fator que contribui é o selloff em ações de tecnologia, que pode estar tendo um efeito em cascata no mercado de criptomoedas.
Finalmente, do ponto de vista da análise técnica, como o preço do bitcoin caiu abaixo de US $ 6.000, estamos vendo uma liquidação: as ordens de stop loss sendo executadas automaticamente e / ou pessoas tentando evitar mais perdas.”
Marshall Hayner, fundador da Metal Pay, uma empresa de pagamentos e recompensas baseada em blockchain:
“Para deixar claro, a queda provavelmente indica o fato de que os mais recentes especuladores de criptomoedas estão pulando fora das expectativas de curto prazo que dizem que haveria uma corrida de touros até o final do ano, muitos estão tirando suas fichas da mesa. Uma das principais conclusões desse declínio mais recente é a necessidade contínua de liquidez, que provavelmente será encontrada no futuro amadurecimento da indústria, esperançosamente na forma de adoção pelos consumidores de varejo em suas atividades cotidianas.”
Donald Bullers, representante norte-americano da Elastos, desenvolvedora de um sistema operacional:
“É seguro dizer que a divisão do Bitcoin Cash está provocando incerteza entre os investidores cripto, e os preversores dos mercados tradicionais e cripto previram um prolongado mercado de baixa para 2019. Os investidores em criptomoedas provaram ser altamente reativos às mudanças, e essa queda pode ser o estudo de caso mais recente desse fenômeno”.
Casey Kuhlman, CEO da Monax Industries, uma empresa de tecnologia de software de contrato inteligente e blockchain:
“Quedas nos preços das Criptomoedas muitas vezes podem criar equívocos sobre o futuro da nossa indústria, mas talvez o mais importante a lembrar durante períodos de volatilidade é que a tecnologia blockchain subjacente resolve os problemas do mundo real em toda a economia real. Os preços podem subir e cair por razões que são difíceis de identificar, no entanto, a indústria de blockchain permanecerá forte e continuará a crescer. “
Rohit Kulkarni, Diretor Administrativo de Pesquisa de Investimento Privado da SharesPost, uma plataforma on-line que liga investidores a empresas e acionistas de empresas de capital aberto:
“Acreditamos que há três catalisadores prováveis que podem resultar em uma reviravolta no mercado nos próximos seis meses: Maior clareza por parte dos órgãos reguladores, o que poderia estimular o mercado; Um seleto grupo de startups blockchain que completaram ofertas de ICO no ano passado finalmente anunciam produtos comerciais inovadores; Como o dinheiro inteligente e o capital institucional continuam se acumulando, os investidores puxam o gatilho e chamam o fundo do mercado”.