spot_img

“Bitcoin é dinheiro de mentira” diz presidente do maior banco da Rússia

Continuando a tradição de entidades russas serem contra o Bitcoin, o presidente do VTB, maior grupo financeiro do país, Andrey Kostin, afirmou que a instituição “não gosta do Bitcoin”, afinal, para ele é como dinheiro de mentira. 

A afirmação foi feita em uma recente entrevista à Bloomberg. Kostin falou um pouco sobre o que ele pensa das criptomoedas e até mesmo sobre como o banco está encarando as possibilidades das moedas digitais de bancos centrais.

Durante a entrevista, ele disse que sua posição (e a do VTB) não é muito positiva a criptomoeda por causa da natureza “de mentira”.

“Nós não gostamos de Bitcoin. Nós achamos que é como fazer dinheiro falso… tem alguém em algum lugar do mundo que está simplesmente minerando dinheiro… eles estão criando uma moeda falsa.”

Durante a entrevista ele chegou a comparar a mineração de criptomoedas com a forma que criminosos forjavam moedas falsas a era medieval. Claro, para quem entende como funciona a blockchain e o criptomercado, essa é uma comparação no mínimo desonesta.

Criar dinheiro “do nada” lembra muito mais as impressoras frenéticas de diferentes bancos centrais no mundo.

E falando sobre os bancos centrais, Kostin tocou no assunto das CBDCs, as moedas digitais emitidas por bancos centrais. Já nesse caso, o presidente do VTB não vê nenhum problema nas moedas digitais.

Rússia e a CBDC

No trecho destacado logo acima pela Bloomberg, Kostin fala que a situação das criptomoedas emitidas por bancos centrais é algo bem sério.

Ele destacou que a China está bem avançada nesse quesito, com o Yuan Digital. No entanto, as autoridades da Rússia estão “conversando” sobre a possibilidade de uma moeda do Banco Central.

“A questão de criptomoedas oficiais é bem importante. Alguns países estão bem avançados nesse quesito, como a China. Na Rússia estamos discutindo isso com o Banco Central, os bancos estão preocupados que o Banco Central diminuirá os clientes das instituições, mas chegamos em uma solução… nós ficaremos com os bancos e o Banco Central vai produzir e distribuir a criptomoeda digital.”

Ainda de acordo com o presidente do VTB, já existe uma equipe que está trabalhando “nos passos iniciais” da criptomoeda oficial do Rublo.

Ou seja, para Kostin, o Bitcoin não é uma boa ideia, mas a digitalização do setor financeiro, controlado pelos Bancos Centrais, é uma boa ideia.

Kostin mantém a ideia que muitos outros detratores do Bitcoin ainda possuem, que a moeda não tem valor porque não é controlada por uma entidade.

$100 de bônus de boas-vindas. Crie sua conta na maior corretora para traders de criptomoedas e ganhe. Acesse Bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Matheus Henrique
Matheus Henrique
Fã do Bitcoin e defensor de um futuro descentralizado. Cursou Ciência da Computação, formado em Técnico de Computação e nunca deixou de acompanhar as novas tecnologias disponíveis no mercado. Interessado no Bitcoin, na blockchain e nos avanços da descentralização e seus casos de uso.

Últimas notícias

Últimas notícias