Continuando a tradição de entidades russas serem contra o Bitcoin, o presidente do VTB, maior grupo financeiro do país, Andrey Kostin, afirmou que a instituição “não gosta do Bitcoin”, afinal, para ele é como dinheiro de mentira.
A afirmação foi feita em uma recente entrevista à Bloomberg. Kostin falou um pouco sobre o que ele pensa das criptomoedas e até mesmo sobre como o banco está encarando as possibilidades das moedas digitais de bancos centrais.
Durante a entrevista, ele disse que sua posição (e a do VTB) não é muito positiva a criptomoeda por causa da natureza “de mentira”.
“Nós não gostamos de Bitcoin. Nós achamos que é como fazer dinheiro falso… tem alguém em algum lugar do mundo que está simplesmente minerando dinheiro… eles estão criando uma moeda falsa.”
"We don't like Bitcoin. We think it's like making fake money," says VTB Bank President Andrey Kostin https://t.co/RZE8CY60eB pic.twitter.com/KVrW7dcdSF
— Bloomberg TV (@BloombergTV) June 4, 2021
Durante a entrevista ele chegou a comparar a mineração de criptomoedas com a forma que criminosos forjavam moedas falsas a era medieval. Claro, para quem entende como funciona a blockchain e o criptomercado, essa é uma comparação no mínimo desonesta.
Criar dinheiro “do nada” lembra muito mais as impressoras frenéticas de diferentes bancos centrais no mundo.
E falando sobre os bancos centrais, Kostin tocou no assunto das CBDCs, as moedas digitais emitidas por bancos centrais. Já nesse caso, o presidente do VTB não vê nenhum problema nas moedas digitais.
Rússia e a CBDC
No trecho destacado logo acima pela Bloomberg, Kostin fala que a situação das criptomoedas emitidas por bancos centrais é algo bem sério.
Ele destacou que a China está bem avançada nesse quesito, com o Yuan Digital. No entanto, as autoridades da Rússia estão “conversando” sobre a possibilidade de uma moeda do Banco Central.
“A questão de criptomoedas oficiais é bem importante. Alguns países estão bem avançados nesse quesito, como a China. Na Rússia estamos discutindo isso com o Banco Central, os bancos estão preocupados que o Banco Central diminuirá os clientes das instituições, mas chegamos em uma solução… nós ficaremos com os bancos e o Banco Central vai produzir e distribuir a criptomoeda digital.”
Ainda de acordo com o presidente do VTB, já existe uma equipe que está trabalhando “nos passos iniciais” da criptomoeda oficial do Rublo.
Ou seja, para Kostin, o Bitcoin não é uma boa ideia, mas a digitalização do setor financeiro, controlado pelos Bancos Centrais, é uma boa ideia.
Kostin mantém a ideia que muitos outros detratores do Bitcoin ainda possuem, que a moeda não tem valor porque não é controlada por uma entidade.