“Bitcoin é uma ameaça para todos nós”, diz revista mais antiga do Reino Unido

A The Spectator, fundada em 1828, é a revista mais antiga do Reino Unido, conhecida por suas análises incisivas e opiniões influentes sobre política.

Bitcoin tende a zero e é a reinvenção do esquema Ponzi, disse a revista The Spectator, publicação mais antiga e popular do Reino Unido, considerado um dos países mais hostis da moeda digital.

Em artigo publicado nesta sexta-feira (24), a revista fala sobre a volatilidade do Bitcoin, afirmando que a moeda digital tem a capacidade de criar e destruir fortunas em tempo recorde.

A revista questiona se o maior boom e colapso na história do Bitcoin ainda está por vir, especialmente à luz de sua alta de mais de 180% nos últimos meses.

O artigo aponta para o fundo de Bitcoin Grayscale Bitcoin Trust (GBTC), que se tornou ETF em fevereiro, como um dos fatores-chave. Segundo o autor do texto, o fundo simplificou o processo para investidores de varejo possuírem Bitcoin, levantando preocupações sobre a estabilidade financeira.

“A popularização do investimento em Bitcoin, facilitada pelo GBTC, é comparada a permitir que casas de apostas se instalem em todas as salas de estar, potencialmente causando desastres financeiros.”

Bitcoin é um jogo de soma zero

O valor do Bitcoin subiu mais de 160% em 2023, um feito considerado surpreendente dado a condenação e prisão de Sam Bankman-Fried, o fundador da falida exchange de criptomoedas FTX.

Apesar de o Bitcoin ter se tornado um pesadelo financeiro para muitos clientes da corretora, sua adoção e valorização continuou, e a revista não entende o motivo.

Independentemente de o Bitcoin estar subindo, a revista firma que a moeda digital é um jogo de soma zero, argumentando que muitas pessoas podem fazer fortunas quando o Bitcoin vê seu preço aumentar, mas nem todas podem realizar essas fortunas, “porque se todos venderem, o preço desmorona para zero.”

“Nesse cenário, aqueles que foram rápidos em vender se tornam ricos às custas dos que foram lentos. O Bitcoin não gera renda e não tem valor intrínseco — é, com toda sua esperteza, nada mais sofisticado que uma reinvenção tecnológica do esquema Ponzi.”

De acordo com a Spectator, quanto mais fácil se torna investir em Bitcoin, maior o potencial para seu desastre — e a ‘transferência de riqueza dos ingênuos para os rápidos em vender.’

Fundada em 1828, a The Spectator é revista mais antiga do Reino Unido, conhecida por suas análises incisivas e opiniões sobre política, e sua visão, claro, pode influenciar investidores a evitarem o Bitcoin.

Por fim, o artigo afirma que oBitcoin já conseguiu o que os bulbos de tulipa e as ações da Companhia dos Mares do Sul não conseguiram: voltar para uma segunda e terceira bolha.

“A capacidade de comprar Bitcoin através de um fundo negociado em bolsa pode ainda inflar uma quarta — com o poder desta vez de destruir a riqueza de um número ainda maior de pessoas.”, conclui o artigo.

Ganhe um bônus de R$ 100 de boas vindas. Crie a sua conta na melhor corretora de criptomoedas feita para Traders Profissionais. Acesse: bybit.com

Entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp | Siga também no Facebook, Twitter, Instagram, YouTube e Google News.

Vinicius Golveia
Vinicius Golveia
Formado em sistema da informação pela PUC-RJ e Pós-graduado em Jornalismo Digital. Conhece o Bitcoin desde 2014, atuando como desenvolvedor de blockchain em diversas empresas. Atualmente escreve para o Livecoins sobre assuntos de criptomoedas. Gosta de cultura POP / Geek. Se não estiver escrevendo notícias relevantes, provavelmente está assistindo alguma série.

Últimas notícias

Últimas notícias