Investidores e traders da Binance Australia ficaram surpresos nesta terça-feira (30) ao perceberem que o preço do Bitcoin na maior corretora de criptomoedas do mundo está com um desconto de 20% em relação a outras corretoras.
A diferença de preço sugere que os australianos estão buscando se desfazer rapidamente de seus bitcoins.
De acordo com a Reuters, enquanto o Bitcoin era negociado por cerca de A$ 34.000 na Binance Australia, seu valor na BTC Markets, uma corretora de criptomoedas australiana, estava em torno de A$ 43.000. Já em outras corretoras internacionais, como a Bitfinex, o bitcoin estava sendo cotado a aproximadamente US$ 27.800.
Por que australianos estão se desfazendo de seus bitcoins?
A disparidade de preços do Bitcoin na Binance australiana está diretamente relacionada a problemas enfrentados pela corretora e seus serviços bancários no país.
Em meados de julho, o Westpac, um dos maiores bancos australianos, anunciou que está proibindo seus clientes de transferir fundos para a Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo.
Em resposta à proibição, a Binance anunciou que não pode mais aceitar pagamentos em dólares australianos devido a uma decisão do provedor de pagamento terceirizado da empresa.
A consequência direta dessa movimentação foi uma diminuição na liquidez dos pares de negociação em Dólar Australiano (AUD), afetando os preços do bitcoin na Binance Australia.
Segundo um porta-voz da empresa, a recente remoção dos serviços de integração com o sistema financeiro tradicional por parte do parceiro bancário de seu processador de pagamentos levou muitos usuários australianos a sacarem seus fundos da plataforma antes do encerramento dos serviços, programado para o dia 1º de junho.
Bitcoin com 20% de desconto
Com menos liquidez disponível, os traders enfrentaram dificuldades em encontrar compradores dispostos a pagar preços mais altos, resultando na diminuição de preço.
Além dos problemas bancários, a Binance tem enfrentado desafios regulatórios e investigações na Austrália.
Recentemente, a empresa abriu mão de uma licença de serviços financeiros na Austrália em meio a uma investigação regulatória, o que levou ao encerramento de suas operações de derivativos no país.
A Binance é reconhecida como a maior corretora de criptomoedas do mundo, sendo responsável por uma parte significativa do volume global.
No entanto, a expansão de suas operações e o aumento da demanda por serviços bancários tradicionais têm sido um desafio. A obtenção de contas bancárias para suas unidades menores tem se mostrado difícil, uma vez que muitos grandes bancos têm receio em lidar com empresas de criptomoedas devido a preocupações com a origem dos fundos.
A Binance disse que continua buscando soluções para superar esses obstáculos e garantir a continuidade de suas operações de forma eficiente e em conformidade com as regulamentações vigentes.