O mês de Julho tem sido bom para o Bitcoin – nesta segunda-feira a criptomoeda operou em alta e atingiu um recorde de alta dos últimos dois meses chegando a ser negociado por US $ 7.820, no momento da redação deste artigo o valor é de US $ 7.733, o que representa um aumento de 3.88% nas últimas 24 horas.
A criptomoeda que domina o mercado ganhou cerca de um quinto em valor na semana passada enquanto se recuperava da baixa de junho onde chegou a valer US $ 5.900.
O Bitcoin está superando todos os seus rivais mais significativos, como o BCASH que opera em queda de -1.44% – Ethereum, -3% e Ripple, -1%.
As 10 principais criptomoedas em capitalização de mercado mostraram quedas modestas nas últimas 24 horas:
- EOS + 0,06%
- Bitcoin Cash -0,09%
- Litecoin -0,36%
- Lumens -0.55%
- Waves -1.20%
- Cardano -1,53%
- Ethereum -1,95%
- Tron -1,96%
- IOTA -2,73%
No último final de semana os ministros das Finanças do G20 reuniram-se na Argentina, e a criptomoeda foi um dos assuntos em discussão. No comunicado resultante, o G20 disse que as criptomoedas não “representam um risco global de estabilidade financeira” no momento, mas era importante permanecer vigilante.
Talvez essa notícia esteja alimentando a atual positividade em torno do Bitcoin – afinal de contas, foram as repressões regulatórias na China e na Coréia do Sul que derrubaram o Bitcoin de quase US $ 20.000 em dezembro passado.
A alta mostra maior preferência do investidor pelo Bitcoin como um instrumento financeiro e reserva de valor e não como uma moeda que pode ser usada para comprar uma xícara de café.
Várias criptomoedas superam o Bitcoin em termos de velocidade e taxas transacionais, incluindo Dash, Litecoin, Bitcoin Cash e Ethereum. Mas esses avanços tecnológicos não foram totalmente refletidos no mercado.
Bitcoin ainda domina por causa de sua capacidade de competir com o ouro. Com o blockchain mais antigo e mais popular, sua vantagem de ser o primeiro o tornou um recurso de criptografia mais valioso.
Sua posição de dominância como criptomoeda número um nunca foi derrotada, apesar de uma queda considerável no domínio desde abril de 2013, quando o Bitcoin detinha 94,29% do mercado total de criptomoedas.
Bitcoin também tem uma vantagem com o mercado futuro. Eles foram lançados em dezembro do ano passado pelo CME Group e pelo Cboe Global Markets.
Os analistas também anteciparam o anúncio de um ETF Bitcoin regulamentado. A VanEck, sediada em Nova York, que concluiu recentemente que o Bitcoin vai rivalizar com o ouro, associou-se à plataforma blockchain SolidX para criar um fundo negociado em bolsa (ETF) baseado em Bitcoin. Eles estão trabalhando com a Cboe na proposta.
A SEC recebeu muitos e-mails de fãs do Bitcoin expressando uma reação extremamente positiva à proposta do ETF – com uma aprovação de 97%.