O economista austríaco brasileiro Fernando Ulrich divulgou que o bitcoin, criação de Satoshi Nakamoto, revelou várias fraquezas que antes eram desconhecidas do ouro.
Além disso, ele entende que tais fraquezas nem mesmo existiam, visto que o ouro é uma tradicional reserva de valor na história mundial.
Contudo, com o mundo digital avançando e a necessidade de proteger valor frente às moedas fiduciárias em colapso, o bitcoin tem se apresentado como uma solução melhor, avaliou ele, em uma publicação no X.
Economista austríaco brasileiro, Fernando Ulrich diz que o bitcoin revelou as fraquezas antes desconhecidas do ouro. Entenda
O Bitcoin, em pouco mais de uma década, revelou fraquezas do ouro que antes não se faziam percebidas. O ouro, embora valioso e tangível, carece da eficiência e da acessibilidade que o Bitcoin oferece em um mundo cada vez mais digitalizado.
A dificuldade de transporte, a necessidade de armazenamento físico e os custos envolvidos em transações de ouro começam a parecer arcaicos quando comparados à agilidade e à segurança das transações em Bitcoin, que podem ser feitas instantaneamente de qualquer lugar do mundo.
E após ver um investidor do ouro tendo dificuldades em vender sua posição, que ainda saiu com deságio de 4,6%, Fernando Ulrich revelou sua opinião sobre o tema.
“O Bitcoin revelou todas as fraquezas do ouro que não percebíamos até a criação de Nakamoto. Aliás, as fraquezas nem existiam antes do Bitcoin. Mas agora que ele existe, os argumentos para investir em ouro perdem força à medida que ele se prova no tempo.”
O Bitcoin revelou todas as fraquezas do ouro que não percebíamos até a criação de Nakamoto.
Aliás, as fraquezas nem existiam antes do Bitcoin.
Mas agora que ele existe, os argumentos para investir em ouro perdem força à medida que ele se prova no tempo. https://t.co/zFMtswdYKg
— Fernando Ulrich (@fernandoulrich) October 29, 2024
Vale lembrar que Fernando Ulrich é um economista brasileiro conhecido por seu trabalho especialmente no estudo e na defesa do Bitcoin. Ulrich é autor do livro “Bitcoin: A Moeda na Era Digital“, um dos primeiros a explorar o impacto do Bitcoin no sistema financeiro.
Ulrich também mantém um canal no YouTube onde comenta sobre a economia global, o sistema financeiro, criptomoedas, e investimentos, compartilhando sua visão sobre como o Bitcoin pode influenciar o futuro dos mercados e das finanças.
Peter Schiff reclama que alta histórica do ouro está sendo ofuscada pela valorização do BTC
Na noite da última segunda-feira (28), o lendário defensor mundial do ouro Peter Schiff reclamou da alta do bitcoin. Isso porque, enquanto o metal registrava novos recordes de preços, muitos estavam mais atentos na valorização do bitcoin.
“Ouro está sendo negociado em outra alta recorde hoje à noite, pouco abaixo de $2.760. Mas poucos notarão ou mesmo se importarão, já que Bitcoin está sendo negociado novamente acima de $71K.”
#Gold is trading at another record high tonight, just shy of $2,760. But few will notice or even care, as #Bitcoin is trading back above $71K.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) October 29, 2024
A queixa mostra que mesmo os defensores mais famosos do ouro já começaram a perceber que o bitcoin é uma espécie de rival. Contudo, para outros investidores como Robert Kiyosaki, a disputa se torna irrelevante, visto que ele recomenda a posse de ambos os ativos.