Através de suas redes sociais, Robert Kiyosaki, autor do livro “Pai Rico, Pai Pobre”, explicou nesta terça-feira (31) que o Bitcoin está subindo devido ao empobrecimento dos cidadãos das classes baixa e média dos EUA. Em outras palavras, as pessoas estariam cansadas do sistema monetário tradicional.
Indo além, Kiyosaki destaca que ouro e prata, dois ativos também usados como proteção contra inflação, estão disparando pelo mesmo motivo.
Lado a lado, o ouro já valorizou 5,89% desde o início de 2023, enquanto o Bitcoin teve uma alta de 40% no mesmo período. Já a prata está com uma ligeira baixa de 0,68%, mas passou por um bom rali de fim de ano, quando disparou 34% em relação do dólar.
Bitcoin e ouro disparam em 2023
Devido às suas características de escassez, tanto o ouro quanto o Bitcoin são vistos por muitos como uma proteção contra a inflação de moedas estatais. No entanto, mesmo com ambos em forte alta em 2023, nem todos colocam os dois no mesmo lugar.
🔔 Entre em nosso grupo no WhatsApp e fique atualizado.
Por exemplo, no início da semana passada, Peter Schiff defendia que ouro e Bitcoin estavam subindo por motivos diferentes.
“Tanto o ouro quanto o Bitcoin estão em alta em 2023, mas estão subindo por razões opostas”, escreveu Schiff. “O ouro está subindo como uma proteção contra a inflação e um dólar mais fraco, enquanto o Bitcoin está subindo com outros ativos de alto risco, já que os especuladores apostam que um pivô do Fed causará uma recuperação nos maiores perdedores de 2022.”
Both #gold and #Bitcoin are up in 2023, but they're rising for opposite reasons. Gold is rising as a hedge against #inflation and a weaker #dollar, while Bitcoin is rising with other high-risk assets as speculators bet that a #Fed pivot will cause a rally in 2022s biggest losers.
— Peter Schiff (@PeterSchiff) January 23, 2023
Já Robert Kiyosaki, autor do livro Pai Rico, Pai Pobre, não concorda com a opinião de Schiff. Também no Twitter, o escritor aponta que a razão da alta é a mesma para todos os ativos que possuem escassez.
“Pergunta: Por que o ouro, a prata e o Bitcoin estão subindo?”, se questiona Kiyosaki. “Resposta: Porque os pobres e a classe média dos EUA estão cada vez mais pobres e afundados em dívidas incobráveis. Por favor, não fique mais pobre. Pelo menos compre uma moeda de prata. Apenas US$ 30 e comece a ficar mais rico.”
Q: Why are gold, silver, Bitcoin going higher? A: Because US poor and middle class getting poorer & deeper in bad debt. Please don’t get poorer. At least buy one silver coin. Only $30 and start to get richer.
— Robert Kiyosaki (@theRealKiyosaki) January 31, 2023
Portanto, ainda que Schiff e Kiyosaki tenham pensamentos um pouco diferentes, o enfraquecimento do dólar ainda é o denominador comum nas suas fórmulas. Indo além, conforme o Bitcoin possui maior volatilidade, também pode ser mais atrativo a quem busca retornos maiores, como aconteceu em janeiro.
Robert Kiyosaki está preocupado com recessão global
Antes disso, no sábado (28), Robert Kiyosaki já havia falado sobre Bitcoin e metais preciosos. Afirmando que já estamos em uma recessão global, o escritor novamente recomendava que seus seguidores busquem proteção em tais ativos.
“O que é pior que uma grande depressão?” questionou Kiyosaki a si mesmo. “Uma recessão global. Infelizmente estamos em uma recessão global. Espere. Aterrissagem difícil para o mundo. Más notícias, falência, desemprego e falta de moradia disparam. Aposentadoria torrada. Boas notícias. Pechinchas em todos os lugares. Ouro, Prata e Bitcoin não tem preço.”
Q: WHATIS WORSE THAN A GREAT DEPRESSION? A: a global recession. UNFORTUNATELY we are in GLOBAL RECESSION. Hang on. Rough landing for world. BAD NEWS Bankruptcy, Unemployment, Homelessness soar. Retirements toast. GOOD NEWS. Bargains everywhere. Gold, Silver, BC PRICELESS.
— Robert Kiyosaki (@theRealKiyosaki) January 28, 2023
Por fim, as “previsões de fim de mundo” de Kiyosaki são famosas. No ano passado, por exemplo, o escritor recomendou a compra de armas, comida e Bitcoin.
Embora seja difícil acreditar que chegaremos a tal ponto, apenas o enfraquecimento do dólar já parece suficiente para que as pessoas olhem para o Bitcoin com maior atenção.