O Bitcoin (BTC) rompeu a barreira dos US$ 37.000 esta semana, marcando um preço não visto há 18 meses e instigando um otimismo renovado no mercado de criptomoedas. A alta é amplamente vista como uma resposta ao crescente entusiasmo de que a aprovação do primeiro fundo negociado em bolsa (ETF) de Bitcoin aconteça em breve, um movimento que poderia revolucionar o mercado.
Em meio ao otimismo com os ETFs de Bitcoin, especialistas em criptomoedas estão apostando que este pode ser o prelúdio da “maior corrida de touros da história do Bitcoin”. A expectativa é baseada em uma análise de indicadores históricos e padrões de mercado.
Um sinal particularmente notável é a ocorrência rara do M-Chart, um indicador que no passado sinalizou uma valorização significativa. O Bitcoin, superando a linha SMA 20, confirma ainda mais essa teoria, sugerindo que uma convergência de fatores poderia impulsionar um aumento histórico no valor da criptomoeda.
This indicator shows a buy signal on the M-Chart of $BTC, which has only happened once before and that was 8 YEARS ago.
At the same time $BTC also breaks above the SMA 20 line.
One reason why I believe we're facing the biggest bull run ever.
Institutions are here. pic.twitter.com/4i7ulROUhp
— 𝕄𝕠𝕦𝕤𝕥𝕒𝕔ⓗ𝕖 🧲 (@el_crypto_prof) November 10, 2023
“Não vejo motivos para a SEC negar os ETFs”, diz analista da Bloomberg
O cenário também é reforçado pela especulação sobre a aprovação iminente de múltiplos ETFs de Bitcoin, um desenvolvimento que, segundo analistas da Bloomberg como James Seyffart e Eric Balchunas, poderia acontecer em breve, com a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC) definida para tomar decisões até 17 de novembro, ou seja, na semana que vem.
A discussão se intensifica à luz de uma decisão recente do Tribunal de Apelações do Circuito de DC. Em agosto, o tribunal criticou a SEC por sua abordagem considerada “arbitrária e caprichosa” na rejeição da tentativa da Grayscale de transformar seu Grayscale Bitcoin Trust em um ETF.
Essa decisão destaca um potencial tratamento desigual entre produtos como o GBTC e ETFs futuros de Bitcoin, abrindo caminho para um questionamento similar em relação ao Ethereum.
Pelo menos sete ETFs futuros de Ethereum foram lançados no último mês, indicando um interesse crescente no setor. No entanto, Balchunas nota que a demanda por esses produtos futuros tem sido moderada.
Além disso, a demanda global por ETFs de Ether à vista é cerca de 20% da demanda por ETFs de Bitcoin, o que pode levar os gestores de ativos a não se apressarem na criação desses produtos.
Balchunas projeta que a aprovação de um ETF de Ethereum provavelmente ocorrerá após o lançamento de um ETF de Bitcoin, o que pode acontecer em meados ou no final de 2024.
Ele destaca que, apesar do crescente interesse no Ethereum, muitos ainda não compreendem completamente a plataforma, ao contrário do Bitcoin, frequentemente visto como um “ouro digital”.
No entanto, apesar do otimismo, há cautela no ar, com algumas vozes no mercado sugerindo que a aprovação de um ETF não necessariamente garante um aumento no valor do Bitcoin.
Mesmo assim, a tendência atual é positiva, e o Bitcoin está sendo negociado acima de US$ 37.000, com um aumento modesto, mas consistente, ao longo da semana.