Início Bitcoin Bitcoin ultrapassa 5 milhões na Rússia e marca topo histórico

Bitcoin ultrapassa 5 milhões na Rússia e marca topo histórico

Embora algumas pessoas argumentem que os russos poderiam ter comprado dólar em vez de bitcoin para proteção de capital, vale notar que as sanções dos EUA e outros países estão congelando ativos de cidadãos russos. Portanto, converter seus rublos em dólares pode ser ainda pior.

Apesar do Bitcoin estar bem longe de seu topo histórico tanto em relação ao dólar quanto em real, seu preço já ultrapassou os 5 milhões de rublos na Rússia, quebrando o topo histórico de novembro do ano passado.

Embora o motivo desta alta do Bitcoin no país seja a desvalorização do rublo em relação a todas outras moedas, o mesmo aconteceu com a Turquia quando o bitcoin também marcou um topo histórico em relação à lira turca.

Com isso, é notável que o Bitcoin sirva como um ativo de proteção, de fácil acesso, para quem não deseja estar ligado a políticas monetárias estatais.

Olhando para um tempo maior, de cinco anos, o Bitcoin já valorizou mais de 9.000% em relação ao rublo russo. Em relação ao topo de 2017 do bitcoin, a alta já é de 448%.

Bitcoin (BTC) vs Rublo russo (RUB). Fonte: Google

Deixando a alta de preço de lado, outro ponto importante é que cada vez mais serviços estão encerrando seus laços com a Rússia. Embora algumas exchanges defendam que a população russa possa comprar Bitcoin, fica claro que a compra de BTC não está tão fácil quanto antes.

Além disso também podemos citar países que proíbem sua população de comprar criptomoedas.

Portanto, é cada vez mais necessário possuir uma reserva de bitcoin antes que tais eventos possam afetar nossas negociações. Principalmente com a chegada das moedas digitais de bancos centrais, onde o governo terá controle absoluto sobre o dinheiro dos indivíduos.

Bitcoin bate 5 milhões na Rússia

Embora algumas pessoas argumentem que os russos poderiam ter comprado dólar em vez de bitcoin para proteção de capital, vale notar que as sanções dos EUA e outros países estão congelando ativos de cidadãos russos. Portanto, converter seus rublos em dólares pode ser ainda pior.

Dito isso, a melhor salvação para os russos que desejam proteger seu patrimônio financeiro é comprar Bitcoin. Afinal esta é uma moeda global, anti-censura e sem dependência de nenhum país.

Como exemplo, os russos que compraram Bitcoin antes do início do conflito com a Ucrânia já lucraram cerca de 77%, em relação ao rublo, em apenas duas semanas. Não que isso os deixe ricos, afinal sua moeda desvalorizou, porém, o BTC tem sido uma ótima forma de proteção.

Embora o Bitcoin esteja estável na região dos 40 mil dólares, a desvalorização do rublo fez com que o preço do Bitcoin ultrapassasse o valor de 5 milhões de rublos russos. O contraste pode ser visto nos gráficos abaixo, com os pares BTC/USD e BTC/RUB.

Bitcoin (BTC) vs Rublo russo (RUB). Fonte: TradingView
Bitcoin (BTC) vs Dólar americano (USD). Fonte: TradingView

Por fim, novamente fica o aviso para ter reservas em BTC antes de uma crise ou mão pesada de governos. Caso contrário, seu dinheiro pode ter um destino semelhante à lira turca e ao rublo russo.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples.

Acesse: https://coinext.com.br.

Formado em desenvolvimento web há mais de 20 anos, Henrique Kalashnikov encontrou-se com o Bitcoin em 2016 e desde então está desvendando seus pormenores. Tradutor de mais de 100 documentos sobre criptomoedas alternativas, também já teve uma pequena fazenda de mineração com mais de 50 placas de vídeo. Atualmente segue acompanhando as tendências do setor, usando seu conhecimento para entregar bons conteúdos aos leitores do Livecoins.