O Bitcoin foi vendido por um preço incrivelmente baixo na maior corretora de criptomoedas do mundo, a Binance. O preço da moeda digital caiu 90% em um curto período de tempo, chegando a US $ 680 (R$ 2.847), o preço normal era de US $ 7.353,38 (R$30.795).
Em outras palavras, o bitcoin “perdeu” mais de 90% do seu valor em dólar em um pequeno instante, recuperando-se com a mesma rapidez.
O valor foi negociado em dólares, no par BTC/USDS, o rápido incidente beneficiou aqueles que tinham ordens de compra no valor que a moeda ficou, as ordens foram rapidamente preenchidas, e logo, executadas.
Ultima vez que o Bitcoin valia US $ 680 foi em 2016
A última vez que o Bitcoin foi negociado a este preço foi em 2016, quando a maior corretora do mundo nem mesmo existia. Até o momento a empresa não se pronunciou em relação ao ocorrido.
A volatilidade no mercado de criptomoedas é algo comum. Mas quando o preço muda abruptamente como aconteceu, pode ser por falhas ou algum vendedor que tenha criado uma ordem de venda com um valor muito baixo, talvez um erro. O pedido de venda foi executado, se foi um erro de algum vendedor, não há como reverter as transações.
Outras “quedas” de preço
O evento é curioso e não é o primeiro. A criptomoeda WAVES passou por uma “falha” semelhante também na Binance no início deste ano, perdendo 99,9% de seu valor em poucos segundos.
Outras corretoras também já enfrentaram problemas parecidos. Em abril, o Bitcoin foi negociado por apenas US $ 1.000 na Kraken, popular corretora de criptomoedas americana.
Todas as criptomoedas podem ser afetadas por uma falha de preço. O Ethereum perdeu 20% de seu valor na Poloniex, caindo de 0,0211 para 0,0170 em um curto intervalo de tempo.Como em qualquer outro caso, o preço se recuperou quase imediatamente, e aqueles que tinham pedidos de compra com valores baixos se beneficiaram da ocasião.