Seguindo os passos da Binance, com a Binance Coin (BNB), a exchange global Bithumb anunciou no dia 12 o lançamento do seu token próprio.
Como funcionará a Bithumb Coin?
A Bithumb Coin basicamente será o token nativo da “Bithumb Chain”, a blockchain nativa criada pelo braço direito da Bithumb Global, a Bithumb Korea. Vale lembrar que a sua versão Sul-Coreana é uma das maiores exchanges do país.
O token nativo terá um “supply”, ou quantidade de moedas emitidas, na casa das 300 milhões de unidades. Adicionalmente, usuários poderão usar os tokens na rede participar da governança da rede, com poder de voto.
O novo token foi anunciado durante a conferência da Bithumb Family, em Seul, na Coreia do Sul. Durante a apresentação, foi explicado que:
“A Bithumb Chain visa permitir a transferência de valor, o fluxo de informações e a integração vertical de negócios em um ecossistema de blockchain compartilhado. A Bithumb Chain foi projetada como um complemento poderoso aos produtos, serviços e infraestrutura existentes. Isso, por sua vez, deve dar mais valor a todos os produtos e plataformas da Família Bithumb…”
Bithumb Chain só chega a mainnet em 2020
Segundo a Bithumb, a Bithumb Chain usará um “modelo de consenso revolucionário“. Ainda de acordo com a Bithumb, a Bithumb Chain “permitirá transações dentro dela, fornecendo o mecanismo necessário para facilitar os verdadeiros incentivos e valor dentro do protocolo”.
A alocação de recursos do token se dará em 30% para o pool de incentivos ao usuário e outros 30% são para “negociação de incentivos com um sistema de pontos”.
Adicionalmente, os usuários da Bithumb Coin poderão ainda realizar leasing do token, através de contratos de empréstimos. Estes contratos vão gerar alguma rentabilidade para seus usuários. A Binance por exemplo, já oferta o leasing de Binance Chain (BNB) e até de Bitcoin.
Em entrevista ao Coindesk, a Bithumb informou que a Bithumb Chain em fase testnet estará em funcionamento até o final de 2019. A sua versão final, a mainnet, deverá ir ao ar no primeiro trimeste de 2020.