A BitMEX, uma das maiores corretoras de criptomoedas do mundo, está sendo acusada por autoridades dos EUA de não ter realizado as devidas precauções contra a lavagem de dinheiro. Além de ter sido indiciada pela falta de cumprimento de normas, um dos fundadores da BitMEX foi preso na manhã desta quinta-feira.
O indiciamento pode ter sido um dos principais motivos que fez o Bitcoin perder cerca de 2% do seu valor desde ontem. houve também uma ação civil realizada pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities (CFTC), causando um mau momento para a corretora, que tem destaque por ter oferecido o primeiro mercado derivativo de criptomoedas.
A acusação é de que a corretora não buscou adotar as práticas exigidas pelas autoridades dos EUA para combater a lavagem de dinheiro. Segundo a investigação, os executivos da BitMEX tentaram driblar essas normas ao tentar atuar a partir de Seychelles, um país-arquipélago na África Ocidental. Ainda de acordo com as autoridades, os executivos da corretora chegaram a dizer que no país era fácil subornar as autoridades “bastava dar um coco”.
“Eles logo vão aprender que o preço do crime dos quais estão sendo acusados não vai ser pago em frutas tropicais, mas sim através de multas, restituições e até mesmo tempo de prisão”, disse William F. Sweeney Jr., diretor assistente do FBI.
Os fundadores da BitMEX, Arthur Hayes Benjamin Delo e Samuel Reed foram indiciados por violarem o Ato de Segurança Bancária e conspirarem para violar o ato, ambos os crimes possuem pena máxima de cinco anos. Reed foi preso em Massachusetts na manhã desta quinta-feira, os outros permanecem foragidos.
O primeiro funcionário da BitMEX e chefe de desenvolvimento de negócios, Gregory Dwyer também foi indiciado pelos mesmos supostos crimes.
BitMEX é a segunda maior corretora de derivativos de criptomoedas
A BitMEX possui uma grande relevância para o criptomercado, principalmente para o mercado de Bitcoin. Além de possuir uma grande liquidez e volume de negociações, a corretora foi a primeira a lançar um mercado derivativo no setor.
Atualmente ela fica em segundo lugar com esse tipo de negociação, ficando apenas atrás da Binance. As autoridades dos EUA já tinham anunciado que estavam investigando se a BitMEX estava permitindo que usuários norte-americanos estavam utilizando a corretora, mesmo sem ela ser registrada com a CFTC.