A empresa que vem captando investidores brasileiros chamada Bitnest recebeu atenção por ter como líder um ex-promotor da Nui Social (Nui Internacional).
O investigador Luiz Souza (Ceifador de Golpistas) foi um dos principais nomes a expor o golpe de forma pública em seu LinkedIn, ao alertar brasileiros para que não invistam na possível nova pirâmide de criptomoedas no Brasil.
“O caso da BitNest mostra claramente como esses esquemas continuam se reinventando, mas com os mesmos rostos à frente. Como o caso de um dos líderes de captação da extinta Nui Social, que já vinha sendo citado em outras operações suspeitas, reforça o padrão de repetição entre os golpistas do setor“, disse o investigador brasileiro ao Livecoins.
Com a diminuição de casos de pirâmides financeiras prometendo rendimentos com criptomoedas no Brasil nos últimos anos, o caso se destaca por ter um grande acesso mensal em seu site.
De acordo com o Ceifador, só no mês de agosto, um dos oito domínios da Bitnest recebeu mais de 115 mil acessos. A maioria dos interessados na página vinham do Brasil, onde o possível golpe tem buscado captar investidores.
Com promessas de retorno de até 24% em menos de 30 dias, Bitnest opera possível golpe de pirâmide financeira
As taxas de ROI do BitNest contam com vários níveis de promessas de retorno garantido, sendo a maior no período de 28 dias. Em casos assim, o golpe costuma pagar nos primeiros meses até o colapso final do esquema.
- invista por 1 dia e receba um ROI de 0,4%;
- invista por 7 dias e receba um ROI de 4%;
- invista por 14 dias e receba um ROI de 9,5%;
- invista por 28 dias e receba um ROI de 24%.
Curiosamente a empresa criou um simples token BSC-20 para pagar os seus investidores, ou seja, não paga em Dólar Tether as promessas de recompensa. Se o token deixar de existir ou mudar muito de valor pode causar ainda mais prejuízos a quem realizar aportes.
“O BitNest é um esquema Ponzi simples de MLM com criptomoedas. Em vez de ser honesto sobre isso, o BitNest inventou bobagens sobre um “BitNest Loop”. Assim como acontece com todos os esquemas Ponzi de marketing multinível, quando o recrutamento de promotores acaba, o mesmo acontece com os novos investimentos. A matemática por trás dos esquemas Ponzi garante que, quando eles falham, a maioria dos participantes perde dinheiro“, finalizou Ceifador em sua análise pública.
Caso se confirme como um golpe, a empresa poderá deixar clientes em apuros após as promessas de rendimentos fixas.
O Livecoins não conseguiu contato com os promotores da Bitnest para comentários, nem com lideranças. Mesmo assim, o espaço segue em aberto para manifestações.